sábado, 28 de novembro de 2009

Vençamos com base na oração matutina!

Jornal BS, 28 DE NOVEMBRO DE 2009 — EDIÇÃO Nº 2013
Determine a cada dia!

Manter uma harmonia familiar e tornar-se um sênior com a dignidade de um monarca.
O Mestre orienta: “A prontidão é crucial para ter uma vida vitoriosa. A maneira como iniciamos cada manhã determina a vitória ou derrota do dia.
É importante determinarmos vencer pela manhã e começar o trabalho com renovada e vigorosa disposição.
Não podemos nos esquecer de que é o segredo para o contínuo sucesso. Estamos vivendo numa época tumultuada. Em época assim, a ação rápida é a chave para o sucesso”. (Ibidem.)
Sobre a oração, Nitikan Shonin (1665–1726), o famoso restaurador do Budismo de Daishonin, assegurou-nos: “Se crer neste Gohonzon e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo, não haverá oração sem resposta, nem pecado imperdoável, toda fortuna será concedida e toda justiça será provada”. (Obras selecionadas da Escola Fuji, vol. 4, pág. 213.) Essa deve ser sempre a nossa absoluta convicção.

Ainda assim, por que parece que algumas vezes nossas orações não são respondidas?
Isso é uma manifestação da sabedoria do Buda, que age de maneira a nos fazer orar mais intensamente, para que possamos nos fortalecer para conduzir uma existência mais significativa e infalivelmente acumular uma boa sorte ainda maior e mais duradoura. Se qualquer oração, mesmo a mais insignificante, fosse respondida prontamente, iríamos nos tornar preguiçosos e degenerados e não iríamos manifestar o desejo de construir uma vida verdadeiramente digna e significativa.

Normalmente, não se recebe o pagamento no fim do primeiro dia de trabalho.
A muda que plantamos hoje não irá se transformar em um carvalho amanhã.
Se nossas orações fossem respondidas automaticamente, nem precisaríamos manifestar um sentimento realmente sincero, sem termos dedicado uma forte oração e sem o esforço de vida e morte. Iríamos nos tornar indivíduos inúteis e mimados.
Se isso ocorresse, nossa prática budista não nos tornaria pessoas de caráter notável; ao contrário, ela nos destruiria.
Há vários outros fatores que contam para que uma oração não seja respondida; porém, o importante é orar até conseguir.
Quando persistimos em nossas orações, refletimos em nós próprios uma inabalável sinceridade e começamos a mover nossa vida para uma direção positiva que conduz ao caminho de esforços sinceros e persistentes.
Ainda que suas orações não produzam resultados concretos imediatamente, sua contínua oração acabará manifestando um resultado muito maior do que jamais haviam imaginado. E também irá protegê-los.
Por exemplo, talvez orem objetivando algo em seu trabalho. Sua contínua oração para isso irá, mais tarde, colocá-los na ­estrada que conduz à felicidade em todos os aspectos da vida, em uma escala muito maior do que originalmente haviam desejado.

No futuro, olharão para trás e perceberão que sua oração foi infalivelmente respondida e ficarão completamente satisfeitos com o resultado.
A ­essência disso se resume no seguinte: se os objetivos de sua oração forem sinceramente contribuir para sua felicidade e para se tornarem seres humanos melhores, ela será infalivelmente respondida.
Ainda que não percebam o resultado imediatamente, com o tempo ela se tornará aparente.
Vamos todos nos esforçar para conduzir uma vida grandiosa sempre dedicada à verdade, buscando esse objetivo com ótima saúde e repletos de esperança.
Vamos conduzir nossa vida com convicção e sem arrependimentos, avançando com paciência, entusiasmo e um verdadeiro espírito de amizade e companheirismo.

Vença pela manhã recitando uma hora de Daimoku

Sem dúvida, será um grande desafio para todos orar mais pela manhã. Aqueles que já recitam, parabéns!
Aqueles que estão se lançando ao desafio, que tal iniciar o primeiro dia com a recitação de cinco minutos?
No dia seguinte, dez minutos e assim gradativamente ir aumentando até completar uma hora todos os dias?
Dessa forma, cria-se um ritmo de uma hora infalivelmente pela manhã.