Reuniões

Humanismo &  Espiritualidade!

O Budismo de Nitiren Daishonin é Praticado na Vida Diária e passado de pessoa para pessoa.
Não sustentamos Monges ou Mosteiros, mas temos Centros Culturais onde acontecem algumas atividades Humanísticas.

As reuniões seguem o mesmo padrão adotado por Sakyamuni e Nitiren. A Filosofia Budista é estudada por meio de diálogos desenvolvidos entre os participantes da reunião.

A reunião começa com o Gongyo que leva aproximadamente 7 minutos:

Leitura de 2 capítulos do Sutra de Lótus em sânscrito - 2 min
Recitação do mantra (Daimoku) Nam - Myoho - Rengue - Kyo - 5 min

Após o Gongyo, o diálogo sobre o tema escolhido é iniciado - é importante que todos participem do diálogo e assumam juntamente com os coordenadores a responsabilidade por tornar a reunião agradável e ao mesmo tempo eficiente para o estudo do Budismo e o incentivo mútuo ao desenvolvimento pessoal.

A reunião têm duração de 1:30H, padrão no mundo inteiro.

As reuniões acontecem em casas de amigos que oferecem o espaço como doação (gonkyo). Temos profunda gratidão por estas pessoas e devemos respeitar o local ao máximo e não permanecer nele após o término dos trabalhos.

Como o Budismo é prática na vida diária, é importante que tenhamos um grupo perto da nossa casa ou perto do trabalho para que facilite a nossa participação nas reuniões.

Cada grupo têm uma metodologia própria de desenvolver os diálogos de acordo com as pessoas presentes na reunião. Mas, para os grupos se desenvolverem de forma harmoniosa, precisamos ser organizados!

O Budista têm por característica própria o Espírito de Procura e o Aperfeiçoamento Contínuo. Por isso, compartilhamos idéias para que nossas reuniões sejam dinâmicas e melhorem cada vez mais.

Todas sugestões são bem vindas!

* É importante participar das reuniões, pois lá temos a oportunidade de estudar a Filosofia Budista, conhecer pessoas diferentes, ouvir relatos de praticantes e receber/dar incentivos para fortalecer a nossa prática.