Kossen-Rufu

Movimento pela Paz Mundial através da
Revolução Humana de cada um.


"Se o âmago do ser humano, que é o sujeito da criatividade, se transforma, a sociedade e o meio ambiente também alcançarão uma ampla reforma."

"O Kossen-rufu é um empreendimento audaz e longo contra as forças maléficas (inveja, arrogância, ira, estupidez, avareza, etc.), o qual é conduzido no palco do mundo real.

Se as forças da Lei perderem a força e o vigor, o poder das forças maléficas aumentará consideravelmente.

Portanto, temos de mostrar a prova, em todos os campos de atividades, do princípio "o que importa no budismo é a vitória ou a derrota".


Não temos escolha a não ser conquistar a vitória em todo esforço que empreendermos.

É por isso que a felicidade individual, a prosperidade da sociedade e o amplo desenvolvimento do Kossen-rufu podem ser construídos somente sobre a base do triunfo."

Asayo Yamashita foi vítima da bomba atômica de Hiroshima. Ela havia se casado em 1944 e estava grávida de seu primeiro filho na época da explosão. Estava somente a 2,5 quilômetros de onde havia ocorrido a explosão e por pouco escapou de ser esmagada pelos escombros dos prédios que desmoronaram ao seu redor.

Quatro meses mais tarde, seu primeiro filho nasceu, e três anos depois, ela teve o segundo filho. A Sra. Yamashita constantemente explicava-lhes sobre a importância da paz. Durante as refeições, enquanto lavava as roupas ou remendava lençóis rasgados, ela lhes dizia:

“A mamãe irá mudar o mundo para que vocês não tenham de ir para a guerra quando crescerem.”

Na época em que seu filho mais velho estava na quarta série, a Sra. Yamashita começou a realizar reuniões de estudo em sua casa com outras mães.

Elas estudavam uma grande variedade de assuntos, incluindo história da mulher, educação familiar e história geral. Além de realizarem entusiásticos diálogos uma vez por semana, elas também promoviam várias campanhas populares — um movimento com o propósito de banir as bombas de hidrogênio, exigindo a disponibilidade de vacinas contra a pólio, e atividades em prol da paz, dos direitos humanos e da reforma educacional.

Certa vez, quando seu filho mais velho comentou que ela andava muito ocupada com suas atividades, a Sra. Yamashita respondeu-lhe: “É porque o objetivo dessas atividades é acabar com a guerra. Até hoje, as vítimas da bomba atômica continuam a sofrer seus efeitos. E são as pessoas de Hiroshima que sofreram o horror do ataque nuclear que devem se levantar na vanguarda deste movimento.

" Não importa o quanto a luta seja árdua, o que importa é que devemos realizá-la.”

Obs: Mais sobre a linda história da Sra Yamashita na página Importante, ítem 4.

* Entende-se por paz mundial a prosperidade e o bem-estar 
na vida de todas as pessoas.