quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Postura de leão!

NOVEMBRO DE 2009 — EDIÇÃO Nº 95

Seguir o caminho de mestre e discípulo, assim como o jovem Daisaku Ikeda fez em relação a Jossei Toda, é a razão da jornada de sucessivas vitórias da Soka Gakkai e sua diretriz para todo o futuro.
Em diversos momentos, os sonhos tão aguardados se deparam com os obstáculos da vida e fica difícil acreditar que um dia eles se tornarão realidade, não é mesmo?

Esta é uma das grandes “armadilhas” que fazem muitas pessoas criarem a causa de sua própria derrota, pois no Budismo Nitiren aprendemos que “a desgraça vem da boca” e “a boa sorte vem do coração e torna a pessoa digna de respeito”, ou seja, quando surge a dúvida sobre a capacidade de superar uma condição e atingir o objetivo, esta determinação negativa cria a causa para derrota e todo o universo começa a ser conduzido para este caminho.
Ao contrário, se cultivar um coração puro e uma fé inabalável nas orações e no Gohonzon, esta determinação positiva de que conseguirá infalivelmente a vitória será a grandiosa causa para que todos os sonhos se tornem realidade.

Tudo o que acontece em nossa vida é resultado dos nossos pensamentos, das nossas palavras e ações. Assim, o segredo para fazer acontecer todos os sonhos encontra-se escondido nas ações e na nossa postura diante de cada situação no exato momento que elas acontecem.
Como é que sabemos se as nossas ações estão nos levando para a vitória ou derrota?

Basta seguir o “caminho de mestre e discípulo”, ou seja, agir como o presidente Daisaku Ikeda agiria se estivesse no seu lugar. Procure aplicar sempre em suas ações as orientações e o exemplo de vida do Mestre.
Fazer o que todos conseguem não é mérito algum, porém desafiar o que ninguém ainda fez gera valor e traz benefícios imensuráveis. Em um de seus escritos, Nitiren Daishonin afirma: “Aqueles que se consideram meus discípulos e praticam o Sutra de Lótus devem praticar exatamente da mesma maneira como eu faço.
Assim fazendo, Sakyamuni, Taho e as emanações de Sakyamuni de todas as dez direções, assim como as Dez Deusas irão protegê-los”.

Ter a sabedoria para fazer as melhores escolhas e ter a postura de um verdadeiro “filho do rei leão” garantirá que todos os objetivos sejam conquistados, mesmo quando ninguém mais acredita na vitória.
Somente os verdadeiros discípulos que superam a falta de tempo, os obstáculos e as maldades da vida, fazem acontecer a sucessão de vitórias e mais vitórias.
É com esta disposição que devemos viver os próximos meses para que o ano de 2010 seja um marco de vitórias na história.

Fontes: Brasil Seikyo, edição nº 1.729, 1o de janeiro de 2004, pág. C2. As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. 2, pág. 231.