domingo, 8 de novembro de 2009

Liderança

Ocupar uma posição de liderança é um sonho perseguido por muita gente. Porém, são poucos os que conseguem chegar lá. Isto porque exercer a liderança não é tarefa fácil. Ser líder requer sempre uma atitude pró-ativa, a disposição de superar-se a cada dia, a coragem de enfrentar os próprios medos, de assumir os próprios erros e, em alguns casos, os erros dos outros, enfim, de romper todos os tipos de barreiras.
Um excelente líder atua na vanguarda, conduzindo a todos com segurança e tranqüilidade e, quando preciso, atua também na retaguarda, impulsionando, incentivando e encorajando seus companheiros a darem largos passos de avanço junto com ele.
Apesar de tudo isso, um verdadeiro líder não sente como se estivesse carregando um imenso e pesado fardo nas costas, por amar o que faz e pelo fato de todos esses atributos requeridos já serem parte de sua índole ou caráter.

Esse é um assunto que o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, vem tratando constantemente e com muita atenção.
No romance Nova Revolução Humana, de sua autoria, uma líder da Divisão Feminina de Jovens perguntou a Shin-iti (pseudônimo de Daisaku Ikeda no romance) o que ela deveria fazer para conduzir as atividades e movimentar as pessoas conforme o seu desejo. Rigorosamente, Shin-iti respondeu: “Jamais pense que você é uma pessoa capacitada. Nunca tente movimentar as pessoas como máquinas só porque está num posto superior pelo seu cargo. Seja uma jovem que se empenha em tudo com a seriedade e a humildade de se curvar diante dos outros e dizer: ‘Sou uma pessoa simples e sem qualidades. Por favor, solicito o apoio dos senhores. Irei me esforçar no que for preciso para o bem de todos’. Com o coração tocado por essa sinceridade, as pessoas irão se levantar e cooperar com você. Ninguém segue uma pessoa quando percebe que ela é arrogante.
Não é uma questão de tática ou de métodos, mas sim de seriedade e de sinceridade. O fator determinante é se está ou não disposta a lançar-se resolutamente na luta pela felicidade de todas as pessoas com base na firme recitação do Daimoku”.

Ser um líder que dá ordens ou ocupa uma posição pode ser simples. Mas assumir para si a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso de algo, valorizar a opinião dos outros e conduzi-los sabiamente, de forma que se sintam felizes e estimulados, fazendo de seus objetivos o deles próprios, é uma tarefa mais árdua, porém, fundamental para um líder compor uma história magnífica de criação de valores que seja lembrada por todas as existências.

“Liderança” é um tema que vem sendo cada vez mais discutido. A era atual, repleta de conflitos e de total inversão de valores, clama pelo surgimento de excelentes líderes, capazes de conduzir a humanidade ao caminho da paz e prosperidade.

Nos escritos de Nitiren Daishonin consta: “Se um general em comando possuir uma fraca determinação, seus soldados se tornarão covardes. Se um arco for débil, sua corda afrouxará. Se o vento for brando, as ondas não se levantarão. Todos esses exemplos estão de acordo com os princípios da natureza”.

Esta passagem clássica dos escritos revela o conceito de liderança no budismo. Como mencionado, ser líder implica, acima de tudo, ser exemplo de conduta, ser responsável em conduzir a vida de outras pessoas. O budismo descarta totalmente qualquer idéia de poder, status e autoritarismo que possa estar vinculada ao termo “liderança”.

Terceira Civilização - EDIÇÃO Nº 454