quinta-feira, 22 de julho de 2010

Tudo começa comigo. E começa a partir de agora

As pessoas capazes são a força motriz
para o dinâmico desenvolvimentoBRASIL SEIKYO, EDIÇÃO Nº 2044, PÁG. A3, 17 DE JULHO DE 2010.

O presidente da China, Hu Jintao, que se formou pela Universidade de Tsinghua, incorporou de forma admirável o espírito da universidade onde estudou.

Encontrei o presidente Hu pela primeira vez em março de 1985. Foi um encontro dos mais memoráveis.

Pouco depois de retornar para a China, o jovem Hu Juntao foi nomeado para uma alta posição de liderança numa região da China muito desafiadora.

Ele se devotou com toda seriedade a servir ao povo, mantendo vivo no coração o amor pela universidade em que estudou e o orgulho por ter se formado em Tsinghua.
Se estiverem trabalhando num local extremamente difícil ou que está longe do ideal que imaginaram, o importante é sua atitude e o que decidem fazer com relação à situação.

Por favor, tenham a disposição de servir aos outros e de contribuir para a sociedade. Se nunca passarem por nenhum sofrimento nem dificuldade, vocês não conseguirão compreender nem sentir empatia pelos sofrimentos ou dificuldades dos outros. Essa é uma regra imutável da vida.

O mundo atual está observando o dinâmico crescimento e desenvolvimento da China com admiração. Qual é a fonte da vitalidade chinesa? São as pessoas capazes.
Uma importante chave para o sucesso da China é a educação, e a Universidade Tsinghua é uma das principais instituições chinesas de ensino superior, uma verdadeira fortaleza de sabedoria e conhecimento.
Respeito e admiração: O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, dialoga com Gu Binglin, presidente da Universidade de Tsinghua

Fui informado de que essa universidade brilha com o espírito de que “As ações falam mais alto que as palavras”. As palavras que não estão fundamentadas nas ações não conquistam a confiança das pessoas.

Sendo uma pessoa comprometida com a ação, toda minha intenção está voltada para demonstrar a gratidão que sinto pela Universidade de Tsinghua e a China empreendendo mais esforços para promover a paz, a cultura e a educação. Tenho certeza de que meus companheiros, os membros da SGI em 192 países e territórios, compartilham de minha determinação.
As importantes qualidades de um líder
O presidente Gu é um respeitado educador e físico famoso. Ele destacou três qualidades importantes de um líder:
1.  capacidade de inovação;
2.  visão global; e
3. comprometimento social.

Os líderes devem ser capazes de inovar e demonstrar criatividade. Eles têm de criar novas organizações e novas pessoas. Isso se aplica a todas as esferas de empreendimento.

Também é essencial que observem e examinem as questões de uma perspectiva global. Nós, japoneses, não conseguimos deixar de olhar apenas para os limitados confins de nosso pequeno país. Precisamos expandir nossa visão e horizontes.

Quando ouvi sobre essas três qualidades, concordei plenamente com elas.


A criatividade, a visão internacional e o comprometimento em contribuir de forma positiva para a sociedade são as qualidades necessárias para a liderança nesta nova era.

Desafiando a adversidade destemidamente

Em sua longa e venerável história de um século, a Universidade de Tsinghua produziu muitos líderes de talento.

Nós, da Soka Gakkai, temos muito a aprender com essa respeitada instituição, assim como todo o Japão e o mundo inteiro. Uma das lições mais valiosas que essa universidade tem a nos ensinar é sobre a coragem — a coragem de desafiar destemidamente e de vencer a adversidade.
O pensador e erudito Liang Qichao (1873–1929), que lecionou na Universidade Tsinghua na década de 1920, disse:

A coragem é decisiva em qualquer batalha”.

“Quanto maior o empreendimento, maiores os obstáculos”.

Nenhuma dificuldade é insuperável se a pessoa estiver determinada. O que há a temer nos obstáculos?”

Essas foram as sábias palavras de um famoso pensador. São palavras convincentes e, de fato, inspiradoras. Todos os educadores devem aprender com elas. A vida é uma batalha conquistada por meio da coragem.

Liang também disse que “As adversidades fortalecem nossa coragem” e que “Quando se nasce em épocas de dificuldades, é preciso suportá-las para poder ficar de pé”. Ele está dizendo com essas palavras que os problemas fazem parte da vida.
E observou ainda: “O desespero e a resignação são os inimigos mais temerosos na vida. Jamais devemos permitir que eles entrem em nosso coração enquanto vivermos”. Essas são palavras de incentivo que ele compartilhou com os jovens. O que ele diz é realmente verdade.

De fato, “O que importa é o coração” (The Writings of Nichiren Daishonin, vol. 1 [WND-1], pág. 1.000). Nosso estado de espírito ou atitude determina tudo. Devemos avançar com coragem.
Tsunessaburo Makiguti, pre­sidente fundador da Soka Gakkai e “pai da educação Soka”, foi contemporâneo de Liang Qichao. Ele enfrentou intrepidamente o militarismo japonês e morreu na prisão por suas crenças.

“Soka” é outro nome para coragem. A pessoa medrosa e covarde não consegue conquistar nada. “Soka” é definida pela coragem e pela dedicação ao bem.
A importância da comunidade

O poeta Wen Yiduo (1899–1946) formou-se pela Universidade de Tsinghua e foi contemporâneo de meu mestre Jossei Toda, o segundo presidente da Soka Gakkai. Ele disse que “As pessoas avançarão eternamente”, “A força está em nós, que somos o povo e “A força do povo triunfará”. São palavras real­mente inspiradoras.

Nos últimos anos, a Instituição abriu o Parque da Ciência de Tsinghua para promover o crescimento e o desenvolvimento da comunidade e da indústria locais. Estou ciente disso e sei quanto é significativo. Partilhar conhecimento e saber com os estudantes não é o único papel da universidade; ela deve realizar também uma contribuição positiva para a sociedade e a comunidade — essa é a firme convicção da Universidade de Tsinghua.

A comunidade local é importante. Não devemos nos esquecer disso. O caminho para a verdadeira vitória e crescimento se abre a partir do cultivo e do desenvolvimento do potencial de indivíduos em nossas comunidades e organizações de base. Por favor, tenham isso sempre em mente.

Estou convicto de que muitos jovens e excelentes líderes aqui hoje já sabem disso. Por favor, façam com que seus pais e familiares se sintam orgulhosos. Sempre estimem seus pais enquanto avançam pelo caminho da vida.

A força das mulheres

Wen Yiduo foi um poeta progressista e avançado. Como poeta, eu li as obras de muitos poetas chineses. Várias décadas atrás, Wen escreveu estas palavras: “As mulheres verdadeiramente conscientes são fortes e possuem virtudes tais como a compaixão, a perseverança e a coragem”, e “No futuro, as mulheres liderarão a civilização. Tudo será baseado nas mulheres, modelado e centralizado nelas”. Estamos vivendo agora a era das mulheres que ele visualizou.

Os homens devem sempre demonstrar gratidão por elas e apoiá-las plenamente em seus esforços. E as mulheres, por sua vez, também devem se esforçar para inspirar e encorajar os homens.

A sábia liderança delas pode transformar nossa era e nosso mundo. Peço aos homens presentes que se unam a mim para darmos uma salva de palmas como demonstração de nossa gratidão e respeito pelas mulheres Soka, que estão se empenhando na linha de frente de nossa batalha.

Quando passam a ser tratadas com o respeito e a dignidade que merecem — seja na família, na sociedade ou seja na Organização — elas manifestam o potencial que havia ficado armazenado até então e criam um valor ainda mais positivo. Os grupos e as organizações que compreendem rapidamente esse fato [e utilizam o potencial único das mulheres] certamente desfrutarão o rápido sucesso e prosperidade.

Promovendo a união em prol da vitória

As pessoas que dedicam a vida à verdade e à justiça são sempre cheias de otimismo e convicção. Elas irradiam integridade e genuína alegria.
Yichun (1883–1958), que foi presidente da Universidade de Tsinghua e teve um importante papel no estabelecimento do “espírito de Tsinghua”, disse para seus queridos alunos: “Não sejam arrogantes nem convencidos, nem fiquem desejando a tranquilidade e o conforto! Reúnam a sabedoria e os esforços, unam seu coração e sua voz com as pessoas e assumam o desafio!” Como educador, gravei essas palavras em meu coração.

Os líderes que conseguem promover a união em prol da vitória são realmente nobres e louváveis.

Espero que todos vocês tenham como objetivo ser líderes assim. Não deixem nas mãos dos outros a tarefa de criar a união; façam isso vocês mesmos. Não fiquem apenas fingindo.

Os líderes não podem esperar construir a autêntica solidariedade e harmonia se forem irresponsáveis ou se deixarem que os outros façam todo o trabalho.

Citando o relato que consta num texto clássico chinês, um escrito budista explica a chave para a vitória da seguinte forma: “Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos”. (WND-1, pág. 618).
[Em “Diferentes corpos, uma única mente”, Nitiren Daishonin escreveu:
“Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos; ao passo que com um corpo e diferentes mentes elas não conseguirão realizar nada de extraordinário.
Os mais de três mil volumes de literatura confuciana e taoísta são cheios de exemplos assim.” (Ibidem).
Nesse escrito, Daishonin cita o famoso incidente em que setecentos mil soldados montados do tirânico rei Chou de Yin foram derrotados por oitocentos leais soldados do rei Wu de Chou.]

Fortalecendo os laços de amizade

O Japão aprendeu muito com a China ao longo dos séculos. É enorme a dívida cultural que ele tem para com esse país. Essa é outra razão pela qual tenho tanto respeito por nossos vizinhos de além-mar.

Nós, japoneses, precisamos estimar a China. O Japão jamais deve agir com a arrogância que demonstrou no passado. Espero que vocês, jovens Soka do Japão, visitem a China e aprendam sobre esse país e seu povo, formando assim fortes laços de confiança e compreensão mútuas e fortalecendo a amizade entre os dois países.

Tenho me dedicado com toda sinceridade à promoção da amizade entre a China e o Japão. Tenho muitos amigos chineses e abri o caminho para o intercâmbio entre os dois países.

“Se o espírito de diferentes corpos, uma única mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos” (WND-1, pág. 618) — conforme essas palavras, a união é a base para a vitória. Vamos avançar com uma união ainda mais forte e vencer com alegria.

O contínuo autoaprimoramento

Publiquei um diálogo com o Prof. Ji Xianlin, eminente estudioso do conhecimento tradicional chinês e também graduado pela Universidade de Tsinghua. O Prof. Ji falou com orgulho de sua universidade, dizendo: “Qual é o ‘espírito de Tsinghua’?

No meu entender, é manter-se jovem no coração, sempre transbordante de vitalidade e procurando se aprimorar continuamente”.

Como sucessores do legado de nosso primeiro e segundo presidentes, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, vamos também garantir que nosso “espírito Soka” se mantenha eternamente jovem e vigoroso.

Vamos nos juntar aos nossos estimados convidados da Universidade de Tsinghua e continuar avançando rumo a um futuro brilhante e repleto de triunfo.