sábado, 17 de julho de 2010

“Myoho” I - O real significado de ‘místico’


BS, edição Nº 2044

A Lei é ‘mística’ porque transforma completamente o sofrimento em felicidade absoluta.

Para usufruir da “alegria proveniente da Lei”, é preciso “recitar na certeza!” o Nam-myoho-rengue-kyo

As pessoas falam de poderes místicos como uma capacidade de voar sobre as nuvens ou coisas absurdas desse tipo. Mas os poderes místicos aos quais nos referimos são muito superiores. O segredo e os poderes místicos do Nam-myoho-rengue-kyo conduzem todas as pessoas à felicidade.”

O que é myoho?

A palavra myoho literalmente significa Lei Mística. Myo é a Lei básica da vida. Ho é a qualidade dessa Lei, ou seja, é uma Lei “mística”.

Por que “místico”?

O termo “místico” utilizado no Budismo Nitiren não deve assumir um significado de oculto, mágico, secreto ou transcendental.
Místico é a descrição, a qualidade, o adjetivo da Lei fundamental do Universo. Místico também significa muito bom, excelente, perfeito.
Como definir uma Lei tão profunda, espetacular e completa? Diante disso, o budismo a chama de mística! É como se dissesse: “Que lei sensacional, é uma lei ‘mística!’”

Lei infinitamente profunda

O presidente Ikeda afirma: “A Lei, ou realidade fundamental, é descrita como myo porque é infinitamente profunda e transcende todos os conceitos ou formulações da mente humana. [...] O Buda Nitiren Daishonin esclarece sobre este ponto: ‘Qual é, então, o significado de myo? Myo é simplesmente a misteriosa natureza de nossa vida a cada instante, que a mente não consegue compreender e que não pode ser expressa em palavras’.” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 1, págs. 4 e 5.)

Precisa funcionar para você!


Uma vez que cada um é diferente, é impossível estabelecer explicações ou fórmulas racionais. E também isso seria inútil por não possuir resultados práticos.

No entanto, a prática do Nam-myoho-rengue-kyo permite que qualquer pessoa estabeleça uma ligação direta com a Lei. Por sua vez, essa ligação faz manifestar de maneira imediata o estado de Buda.

Ser feliz agora e como se é

A Lei é mística porque é perfeita: tem o poder de fazer qualquer ser humano que se ligue a ela atingir o estado de Buda, independentemente da circunstância em que se encontre no momento.
Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo conecta você diretamente com a Lei, gerando a maior alegria que um ser humano pode experimentar.

Acima do excelente

A qualidade da Lei, acima do excelente, se dá pelo fato de que todas as pessoas podem atingir o estado de Buda, desde que sejam capazes de estabelecer uma relação direta com a Lei do Nam-myoho-rengue-kyo.
Como se faz isso? Recitando o Nam-myoho-rengue-kyo com fé resoluta, ou seja, uma fé determinada, firme, ativa, audaz, corajosa e decidida.

Não é sobrenatural

“Místico” não significa, em absoluto, capacidades sobrenaturais ou transcendentais no sentido em que esses termos são geralmente usados. Vamos aprofundar o tema com os trechos a seguir:

Esclarecimento do Sr. Toda

“O presidente Toda observou: ‘As pessoas falam de poderes místicos como uma capacidade de voar sobre as nuvens ou coisas absurdas desse tipo. Mas os poderes místicos aos quais nos referimos são muito superiores.

O segredo e os poderes místicos do Nam-myoho-rengue-kyo conduzem todas as pessoas à felicidade. Nos preocupamos com os poderes místicos que possibilitam às pessoas comuns tornarem-se budas’.“ (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, pág. 158.)

Esclarecimento de Nitiren

“Nitiren Daishonin afirma que não devemos dar crédito a poderes sobrenaturais ou especiais. [...] Ele diz: ‘Não se deve basear em poderes ocultos ou sobrenaturais.’ (Gosho Zenshu, pág. 16.)” (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, pág. 158.)

Esclarecimento de Sakyamuni

“Pode-se dizer o mesmo de Sakyamuni. Quando o rei Ajase perguntou-lhe qual a diferença entre o budismo e o bramanismo, ele respondeu:
‘Meu ensino adverte que uma pessoa não deve deixar-se levar por estranhas magias com fogos ou por práticas para prever o futuro a partir dos sons emitidos pelos animais’.” (Ibidem.)

Esclarecimento do presidente Ikeda

“Endo: Há alguns anos havia muito interesse em pessoas que conseguiam entortar colheres usando os poderes da psicocinética. Um amigo meu observou o seguinte após ter assistido a várias demonstrações desse tipo de habilidade na televisão: ‘Qual a utilidade disso? Creio que isso teria muito mais valor se essas pessoas conseguissem fazer as colheres desentortarem!

“Ikeda: Sempre devemos nos perguntar: Qual é o propósito disso? O objetivo mais importante é, naturalmente, a felicidade.
Essas habilidades sobrenaturais que nada fazem para promover a felicidade não têm significado algum.

Nitiren disse: ‘Fora atingir o estado de Buda, não há nenhum segredo nem poderes místicos’. (Gosho Zenshu, pág. 753.)

Atingir o estado de Buda, alcançar um estado de vida de absoluta e eterna felicidade, é o poder místico do Buda. Pois esse é o supremo poder de acordo com a Lei da vida.” (Brasil Seikyo, edição no 1.540, 22 de janeiro de 2000, pág. 3.)

Suprema felicidade

Transformar e revolucionar a vida, agora, do sofrimento para a total felicidade. Essa é a “maravilha” do budismo. Mas é algo natural, sem misticismo, provindo de uma forte fé ao recitar o Nam-myoho-rengue-kyo.

O Presidente Ikeda diz: “O ‘segredo do Buda e seus poderes místicos’ significam a capacidade de possibilitar às pessoas desfrutarem um estado de vida de suprema felicidade.

É o poder para elevar a condição de vida de todos. E esse é precisamente o maior poder benéfico do Gohonzon.” (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, pág. 158.)

Fé fraca não muda a realidade
Ânimo! Entusiasmo!


Se nossa fé for desprovida de ânimo ou entusiasmo, não seremos capazes de mudar nossa atitude ou transformar fundamentalmente nossa vida.” (Explanação de “Sobre Atingir o Estado de Buda”, pág. 56.)

Como conectar-se diretamente com a Lei?

Por meio de uma fé resoluta. Recitar o Daimoku com fé resoluta é o próprio estado de Buda. Fé resoluta é recitar na certeza!

É ter total convicção de que a realidade será transformada. “Tenho absoluta certeza da minha capacidade de mudar o que vivo agora!

Pense assim! E, enquanto ora, surgirá uma alegria revigorante: essa é uma fé resoluta. “O ato de acreditar no Myoho-rengue-kyo é, propriamente, atingir o estado de Buda.” (Ibidem, pág. 39.)

Fé resoluta?!

É a prática capaz de transformar a realidade. “A fé no Budismo Nitiren está sempre enfocada na transformação da realidade.” (Ibidem, pág. 69.)

A chave é acreditar

“Mesmo o poder incrível dessa Lei não pode se manifestar totalmente numa vida encoberta pela ignorância.
Ignorância é a escuridão interior que nos impede de acreditar na Lei Mística e de mantermos nosso foco em nossa própria natureza de Buda e na dos outros.” (Sobre Atingir o Estado de Buda, pág. 39.)

Conclusão

O Budismo de Nitiren Daishonin explica a vida como Myoho, ou Lei Mística.


E ensina uma maneira prática de utilizar o poder dessa Lei: basta recitar o Nam-myoho-rengue-kyo com profunda fé e atinge-se o mais elevado estado de vida humano — o estado de Buda.

Este gera uma colossal alegria que, imediatamente, o habilita a alterar os fenônemos, as circunstâncias e a realidade da sua vida.
 
“Em termos de postura na fé, essa tendência ao ceticismo de considerar a natureza de Buda como ‘um ideal muito bom, mas que não muda a realidade’ se manifesta como uma oração fraca, vaga e sem convicção.
Myoho trata exatamente da maneira como você e todas as pessoas podem manifestar o estado de Buda. Isso é místico porque foge da descrição em palavras.