REVISTA DEZ, EDIÇÃO Nº 95, PÁG. 21, NOVEMBRO DE 2009.
A matéria deste mês é o espírito de “levantar-se só”. Nessas poucas palavras estão contidas toda a essência do Budismo Nitiren e vem sendo a base para a construção da Soka Gakkai até hoje.
Em uma escritura, Nitiren Daishonin diz: “Quando eu, Nitiren, inicialmente abracei a fé no Sutra de Lótus, eu era como uma única gota d’água ou uma única partícula em todo o país do Japão”. (As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. III, pág. 82.)
Naquela época, mesmo sofrendo vários ataques, Nitiren não recuou em nenhum momento possibilitando-nos a oportunidade de praticar o Budismo Nitiren hoje. Isso é “levantar-se só”.
Todos os dias é uma nova partida e nem sempre temos pessoas ao nosso lado que nos ajudam. Nesses momentos, devemos nos levantar com coragem conscientes de nossa nobre missão, não sermos influenciados pelas dificuldades e ultrapassar cada obstáculo com a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
Outro capítulo marcante na história da Gakkai é: “Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando (...) Houve alguma vez em que o presidente Toda recuou em meio a uma luta?! Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou. Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura pode haver nisso?” (Nova Revolução Humana, vol. 1, pág. 178.)
Ikeda Sensei encontrava-se extremamente debilitado, porém seu brado de coragem ecoou mais forte do que qualquer circunstância externa.
“Levantar-se só” é romper limites, isto é, avançar, fazer a revolução humana e fazer a “vida acontecer”.
Vamos sempre tomar a iniciativa com alegria e coragem, pois a vitória ou derrota está contida na determinação. Cada dia é uma nova batalha e devemos levantar com renovada disposição, assumindo a responsabilidade de representar o Mestre onde ele não pode estar e levar felicidade todas as pessoas. Não vamos perder nenhuma oportunidade nessa época de ouro em que temos a grande boa sorte de avançar e criar uma gloriosa história junto com o Mestre.
Nitiren declara: “Cada um dos senhores deve reunir a coragem de um leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. O leão não teme nenhum outro animal”. (Ibidem, vol. I, pág. 303.)
O final do ano está chegando, então este é o momento de levantarmos como bravos leões e conquistarmos grandes vitórias