segunda-feira, 18 de março de 2013

Cerimônia de Casamento Budista

O Budismo é uma religião humanista e a Soka Gakkai (ONG) é uma sociedade de criação de valores através da prática do Budismo de Nitiren Daishonin que segue e propaga o último ensinamento do Buda Siddarta Gautama ( Sakyamuni) – o Sutra de Lótus.

No budismo não existe pecado, apenas a lei da causa e efeito – a pessoa sofre as consequências das suas próprias atitudes e escolhas na vida. A nossa filosofia (religião) prega o potencial ilimitado de todo ser humano e o direito deste a felicidade. 

Propaga o respeito à vida na sua totalidade e amplitude e ensina que todo e qualquer ser vivente pode se tornar um Buda – alcançar a iluminação.

No Budismo, o casamento é considerado uma opção pessoal, um compromisso interno de cada um, e não um dever religioso, não é um sacramento e sim uma comemoração a união de dois seres humanos. 

Com base na filosofia humanista de Nitiren Daishonin, a cerimônia de casamento budista é celebrada por alguém que o casal escolhe, uma pessoa que seja importante na vida deles e que tenha a base da filosofia sólida para dirigir as orações e proferir algumas palavras de cumprimentos aos noivos. “Assim, a cerimônia se torna muito especial, envolta pela consideração e carinho tanto do celebrante quanto dos noivos”, diz Silvana Vicente, da Associação Brasil SGI (BSGI).


Os noivos sentam se a uma mesa colocada no centro e os pais e padrinhos nas duas mesas laterais, a frente da mesa central fica o celebrante e o oratório budista (butsudan), dentro do oratório, o pergaminho Gohonzon ( mandala budista).

No oratório temos alguns elementos significativos:

Velas – simbolizam a sabedoria do Buda porque iluminam a escuridão.
Flores ou Ramos verdes – simbolizam a eternidade da vida.
Incenso – simbolizando a gratidão.
Frutas – simbolizando a prosperidade para todos os seres.

A cerimônia de casamento no Budismo de Nitiren Daishonin é composta da realização do Gongyo – que literalmente significa “prática assídua”– e consiste na recitação dos 2º e 16º capítulos do Sutra de Lótus, seguidos da recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo – mantra do Sutra de Lótus que tem a função de nos sintonizar com a energia do universo. Tudo vibra e tem um ritmo no universo, que deve ser o nosso também.

Segue-se, então a cerimônia do San San Kudo uma tradição milenar japonesa cujo nome significa “três-três-nove vezes”. Três taças são levadas aos noivos, uma de cada vez. 

Cada taça é usada três vezes: a primeira taça é usada pela noiva, depois pelo noivo, e novamente por ela, vice-versa com a segunda taça, e assim por diante. Os noivos fazem menção de beber duas vezes, e, na terceira, tomam todo o conteúdo. 

Na cultura japonesa, o número 3 significa boa sorte e o número 9 a aspiração à máxima boa sorte. A primeira taça simboliza gratidão, a segunda juramento, e a terceira o desejo de prosperidade.

Nesse momento, todos, ainda que possuam outras religiões, podem dirigir sua energia ao casal, determinando a felicidade permanente e indestrutível do mesmo, e que suas vidas sejam dedicadas a conduzir toda a humanidade ao caminho da felicidade.

Após, os noivos trocam as alianças em silêncio, e os convidados os parabenizam batendo palmas. Em seguida, o brinde se repete, incluindo também os pais e padrinhos.

Por fim, os noivos se beijam e a cerimônia se encerra com as palavras de felicitação do celebrante e com a recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo três vezes."

O casamento é um juramento interno que cada um faz de apoiar a revolução humana do parceiro, fazendo com que este manifeste o seu mais alto potencial nas relações humanas e sociedade.

“O homem é como o pilar, a mulher, como a viga mestra. O homem é como as pernas de uma pessoa, a mulher, como o tronco. O homem é como as asas de um pássaro, a mulher, como o corpo. Se as asas e o corpo ficarem separados, como o pássaro poderá voar ? E, se o pilar tomba, a viga com certeza cai no chão.

Um lar sem um homem é como uma pessoa sem alma. Com quem poderá discutir questões de negócios, e a quem poderá servir bons alimentos? Ficar longe de seu marido por um simples dia ou dois é motivo de inquietação”. Nitiren Daishonin.