terça-feira, 29 de novembro de 2011

A sabedoria para vencer os quatro sofrimentos

 Jornal BS,  edição 2108
 
Na edição passada, foram abordados os “quatro sofrimentos” — nascimento, doença, envelhecimento e morte. Vencer essas questões é conquistar uma vida plenamente realizada e feliz. 
As quatro virtudes descrevem a condição interior de uma pessoa que venceu os quatro sofrimentos.

As quatro virtudes

Verdadeiro eu, eternidade, pureza e felicidade são as quatro virtudes conquistadas por quem despertou para o propósito de sua própria existência.

Felicidade insuperável

Nenhuma satisfação momentânea ou felicidade relativa supera a alegria e a satisfação geradas pelas quatro virtudes.

Relembrando os quatro sofrimentos

O nascimento, a doença, o envelhecimento e a morte são imutáveis. Todas as pessoas enfrentam esses quatro estágios invariavelmente. Sendo eles uma certeza, o natural é uma pessoa adotá-los como base de sua vida. Afinal, se todo o resto muda constantemente, não é confiável.

Terremoto Um prédio cai diante de um terremoto porque a base onde foi construído se move. Assim é a vida baseada em fenômenos mutáveis — ela desmorona diante do menor abalo.

Coração inabalável Agir de acordo com uma verdade imutável é solidificar o interior. O ambiente externo pode mudar, mas se a pessoa possui um coração inabalável sempre transformará positivamente as circunstâncias, sejam elas alegres ou tristes.

“O que importa é o coração”

Para o Budismo Nitiren, “o que importa é o coração”. Um coração inabalável é a própria felicidade absoluta. Uma vida assim exala as quatro virtudes.

Não é desvendar mistérios Ao contrário do senso comum, enfrentar as questões da morte não significa uma busca teórica para desvendar mistérios ou o medo do inevitável e do oculto.

Felicidade e missão

Vencer as questões da morte é viver feliz e com forte senso de missão. A felicidade absoluta resulta da descoberta do propósito de sua existência e da ação firmemente focada nas questões essenciais.

Vencer em tudo Uma pessoa arrastada pelos quatro sofrimentos vive se policiando com medo da própria sombra. Quem vence desfruta de autocontrole, sabedoria, energia vital abundante, jovialidade, coragem, criatividade e dinamismo para resolver positivamente todas as questões da vida.

Vencer sempre Nos momentos de alegria ou de sofrimento, o resultado é sempre a vitória. Cada vitória conquistada produz valor positivo de forma contínua e solidifica ainda mais a condição interior inabalável.

Aproveite todos os momentos

Sem desperdiçar nenhum momento com questões insignificantes, as ações não são coloridas pelo medo ou arrependimento e sim pelo verdadeiro eu, eternidade, pureza e felicidade.

O segredo Os segredos para vencer os quatro sofrimentos e manifestar as quatro virtudes são o comportamento e a intenção correta.

Kossen-rufu  A prática da fé com a intenção correta garante o comportamento correto. Essa intenção é a determinação de se dedicar em prol do Kossen-rufu.

Mudar a determinação

O presidente Ikeda afirma: “A transformação do carma começa com a mudança de nossa determinação. Fundamentalmente, mudar o nosso interior resume-se em despertar para a missão pelo Kossen-rufu e nos dedicar a ela”.

O exemplo do  presidente Toda
Em sua cela, o presidente Toda leu o Sutra de Lótus, recitou intensamente Daimoku e despertou para sua missão de vida. Ele percebeu que era um Bodhisattva da Terra e que esteve presente na cerimônia no ar, onde a missão do Chakubuku foi transmitida à Nitiren Daishonin.

A missão é Chakubuku

“Daishonin, em seu papel como líder dos Bodhisattvas da Terra, é encarregado de propagar a Lei Mística durante os Últimos Dias da Lei.”

A determinação “‘A minha vida agora está decidida! Viverei propagando este maravilhoso Sutra de Sótus!’ Essa frase representa a máxima determinação do presidente Toda e expressa a missão da Soka Gakkai. Esse espírito é o caminho direto para a revolução humana e para a transformação do carma.”

Os quatro líderes dos Bodhisattvas da Terra São eles: Práticas Superiores, Práticas Ilimitadas, Práticas Puras e Práticas Firmemente Estabelecidas. Corajosamente, eles assumiram a liderança da propagação da Lei Mística.

As quatro virtudes

Em Registro dos Ensinos Orais, Nitiren Daishonin salienta que os quatro bodhisattvas são a incorporação das quatro nobres qualidades de um buda: verdadeiro eu, eternidade, pureza e felicidade. 
Ele também as compara aos quatro elementos: terra, água, fogo e vento.

O significado de “verdadeiro eu”

O presidente Ikeda escreve: “O Bodhisattva Práticas Superiores representa o ‘verdadeiro eu’ e o ‘fogo’. O ‘verdadeiro eu’ é a consciência de que uma pessoa é um buda. É um estado caracterizado por forte senso de independência e convicção permanecendo imperturbável em qualquer tribulação da vida. 

A função do fogo é queimar. Ou seja, é a queima do desejo cotidiano, que é a causa do sofrimento para revelar a luz da sabedoria e assim iluminar a escuridão do mundo. Em outras palavras, isso descreve a condição de um grande líder, cuja profunda benevolência envolve calorosamente outras pessoas e lhes dá coragem”.

O significado de “eternidade”

“O Bodhisattva Práticas Ilimitadas corresponde à ‘eternidade’ e ao elemento ‘vento’. ‘Eternidade’ representa um estado da vida voltado para a eternidade por meio das três existências do passado, presente e futuro. É a experiência de um estado vasto e ilimitado da mente com base na lei eterna de causa e efeito, um estado que é livre do sofrimento causado pelo medo da morte, que advém da ignorância da eternidade. 
Com esse estado da vida, dissipamos todas as dificuldades e sofrimentos que enfrentamos assim como o vento carrega o pó e toda a sujeira. 

Daishonin disse certa vez que considerava as grandes perseguições que ocorreram a ele como ‘nada mais (...) que pó diante do vento’.”

O significado de “pureza”

“O Bodhisattva Práticas Puras corresponde à ‘pureza’ e ao elemento ‘água’. Ele representa a função de manifestar continuamente o estado da vida do Buda de purificar todos os fenômenos como a água, límpida e clara, que não se influencia pelas corrupções do mundo. 
Dentro de um coração puro reside uma rica sensibilidade, gratidão e emoção. Dessa maneira, nela florescem lindas flores do humanismo.”

O significado de “felicidade”

“O Bodhisattva Práticas Firmemente Estabelecidas corresponde à ‘felicidade’ e ao elemento ‘terra’. Uma vida de paz e iluminação espiritual. Em outras palavras, representa um estado da vida que transborda energia vital e alegria, e nunca recua ao enfrentar as dificuldades. Também é a função de fazer os outros se sentirem seguros e apoiados, assim como a terra sustenta e nutre toda a vegetação.”

Viva pela missão Os Bodhisattvas da Terra possuem a missão de realizar o Kossen-rufu. Ao cumprir essa missão, uma pessoa manifesta o estado de Buda, as quatro virtudes e harmoniza os quatro elementos representados pelos quatro líderes dos Bodhisattvas da Terra. Assim, ela eleva o seu estado da vida, realiza a revolução humana e transforma o carma.

Conclusão

Recitar Daimoku e divulgar os ensinamentos budistas motivados pela determinação de realizar o Kossen-rufu é o que traz as quatro virtudes para a vida de uma pessoa.

Fontes: Todas as citações constam em: BS, edição no 2.093, 23 de julho de 2011, p. A13.