sábado, 26 de dezembro de 2009

Gongyo de Ano Novo!

O Gongyo de Ano-Novo é o mais importante por ser o primeiro de um novo ciclo.
O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, orienta que todo desejo é uma espécie de oração. Assim, a primeira meditação do ano é um momento propício, pois é revestida de uma sinceridade incomum aos outros dias. Não deixe de participar do Gongyo de Ano-Novo em sua sede regional ou reuna amigos e medite em grupo.


transcrevo na íntegra o relado da atriz Betty Faria sobre sua participação em reunião budista: "Gongyo de ano Novo". http://bloglog.globo.com/bettyfaria/

"Depois de exercer a liberdade de ouvir meu coração e passar o Reveillon sózinha, fazendo tudo do jeito que eu queria apesar de convites carinhosos de amigos queridos, posso dizer que foi maravilhoso! Me senti forte, concentrada e livre. Livre de ter sempre que fazer alguma coisa do jeito qua os outros acham.

E nessa onda de felicidade acordei no dia 1 de Janeiro e fui para a sede em Botafogo da Soka Gakai ( Organização budista do Sutra de Lótus, que trabalha para a Paz, Cultura e Educação, e que sou membro desde 1996) http://www.bsgi.org.br/ A casa onde é essa pequena sede estava lotada, com pessoas alegres, cheias de esperança e objetivos, rezando pela sua paz interior, na familia, no trabalho e no mundo.

Todos com o objetivo de fazer sua revolução interna, com a criação de valores na fé e esperança de melhorar o mundo sempre.Depois de realizarmos o Gongyo do ano( oração para começar o ano) ouvimos palavras e orientações vindas de Daisaku Ikeda presidente da S.G.I. filósofo, escritor , humanista e um grande sábio.

Há alguns anos eu não participava dessa cerimonia, e é um banho de felicidade e esperança. Palavras de Sabedoria e compromisso nosso para se colocar em prática, no dia a dia que é bem duro as vezes dificil e as vezes vc.acha até que vai desistir, mudar, e que não é por ai. Tudo preguiça!

Como sempre fui rebelde e contestadora, a unica filosofia religiosa que acatei para minha vida foi essa.A filosofia budista de Nitiren Daishonin. O Budismo do Sutra de Lótus. Nam myo hô rengue kyo Nam myo hô rengue kyo Nam myo hô rengue kyo ( mantra básico)

Estavam programados 3 relatos de pessoas contando suas vidas obstáculos e vitória adquirida na prática da fé.

Foram muito bons emocionantes os dois primeiros , quando sobe ao pequeno palco para dar seu relato ( o terceiro e ultimo) uma mulher negra, humilde,vestida de forma muito caprichada, e apresentada como chefe de bloco na Rocinha.

Ela promove reuniões semanais lá e tem conseguido vitórias fantásticas.
Mas isso eu conto depois...

Ela se chama Wanessa, quarenta e poucos anos, e se comunicando muito bem, como uma verdadeira lider, começou seu relato de vida, fundo do poço,vitórias,sua origem ( Maranhão) familia e como veio parar no Rio.

Foi quando disse que teve que sair de lá pois seu pai não aceitava sua condição sexual. Ai minha ficha caiu, logo eu que tenho um bichômetro capaz de detectar os minimos sinais,não tinha percebido que era um transexual!

A senhora querida, budistona antiga ao meu lado cochichou: Betty, mas afinal é homem ou mulher?Resp. É mulher com Pau Risos, risos, risos Resp. Deve ser uma farra! Por isso Dr. Freud disse que a gente tinha inveja............E cortamos o cochicho para ouvir Wanessa ( ela odeia seu nome de batismo)

Eu estava encantada com o respeito ao ser humano, ao trabalho desenvolvido e todas as suas conquistas em sua vida e na comunidade da Rocinha.
Wanessa já fez até um coral com as crianças de lá .Tem uma fé inabalável e tenho certeza que não foram poucos os obstáculos que enfrenta e enfrentou para chegar nesse momento tão mágico que nos emocionamos e rimos muito.

Foi lindo começar o ano sem preconceitos e com gente que ainda acredita no ser humano independentemente de suas opções sexuais
Wanessa trabalha como governanta em uma casa, e é querida e respeitada pela familia Ai vai uma foto nossa Beijos."