domingo, 5 de setembro de 2010

Importante, sobre o artigo anterior.

No post anterior eu falei sobre o famoso autor do livro " Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", o  Stephen Covey.

"O Stephen Covey diz que um hábito se forma em 21 dias, se você acordar durante 21 dias no mesmo horário, segundo este cientísta, o hábito se incorporará na sua vida. Você não precisará mais se esforçar para acordar naquele horário, será algo normal, rotineiro para o seu corpo e mente."

Acabei de receber um e-mail de um estudioso Budista com um trecho do sutra de lotus, ensinado pelo Shakyamuni há 4 mil anos, sobre a importancia dos 21 dias na formação de um hábito.

Eu fiquei maravilhada, cada dia que passa descubro mais pedacinhos da ciência atual / moderna, que foi ensinada há 2 mil anos A.C. ( antes de Cristo).

 Honrado Pelo Mundo, nessa última era, no período maléfico e corrupto dos últimos quinhentos anos, se existirem monges, monjas, leigos ou leigas que procurem, aceitem, promovam, leiam e recitem, e transcrevam este Sutra do Lótus, que queiram praticá-lo, devem fazê-lo diligente e concentradamente por um período de vinte e um dias.

Ao fim desses vinte e um dias, eu montarei o meu elefante de seis presas e, rodeado por um número imensurável de bodhisattvas, e com este corpo que deleita todos os seres que o vêem, manifestar-me-ei na presença dessa pessoa e pregarei a Lei para ela, trazendo-lhe instrução, benefício e alegria. dar-lhe-ei também encantamentos dharanis. "

* os Sutras foram ensinados na Índia num passado bastante distante, somando a cultura "alegórica" do país, a linguagem é um pouco difícil de ser entendida - cheia de parábolas e fantasias.


Um grande número de sutras budistas tem chegado ao nosso conhecimento, tanto que de fato eles são conhecidos como oitenta mil ou oitenta e quatro mil ensinos.

Os sutras explicam a essência de uma simples vida humana a qual faz parte da vida cósmica. Em conjunto eles revelam uma filosofia completa de vida. O Budismo visa iluminar cada detalhe da vida de todas as coisas do universo - vidas que continuam do passado infinito ao futuro eterno.
 
Antes de revelar o profundo significado de sua iluminação, Sakyamuni teve que preparar os seus discípulos gradualmente. As verdades da vida eram difíceis demais para serem compreendidas pelas pessoas comuns, pois elas eram intelectualmente deficientes.
 
Quando Sakyamuni revelou o que mais tarde seria conhecido como Sutra de Lótus, houve uma mudança radical.

Ele incentivou os seus discípulos a examinarem suas próprias vidas ao invés de ficarem desejando por um outro mundo.

Os primeiros quarenta e dois anos de ensino de Sakyamuni pode ser considerado como uma doutrina preparatória, os meios que conduziriam todos para a Lei Única, que fora revelada nos oito últimos anos de ensino do Sutra de Lótus.

O Sutra de Lótus integra todas as verdades parciais em um todo perfeito e representa a essência e o conjunto do sistema da Filosofia Budista.
 
Explica a vida tanto como um todo e também nos seus mínimos detalhes. Devido a essa combinação de amplitude e detalhes, o Sutra de Lótus elucida com êxito a energia fundamental da vida - a energia vital que nutre a sabedoria inata em todas as vidas humanas e dá expressão à força da benevolência que emana no seu íntimo.

O Sutra de Lótus explica o potencial infinito da vida através de parábolas e descrições de acontecimentos surpreendentes. O Sutra de Lótus é tido como o auge, o ápice dos ensinos do Shakyamuni.