quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eu tenho o espírito de Kansai!

Quando estamos no caminho correto da nossa revolução humana, vários obstáculos surgem para nos impedir de prosseguir.


(...) Nessa frase, Nitiren Daishonin incentiva os irmãos Ikegami, mostrando que os obstáculos surgem justamente por

se aprofundarem na prática da fé. Em outras palavras, os três obstáculos e as quatro maldades surgem a todo

momento, tentando, de alguma forma, impedir nossa prática diária. Por isso, devemos estar sempre preparados
para enfrentá-los. (...)

(...)O surgimento dos obstáculos é, na verdade, a maior prova do progresso da nossa fé. Portanto, quando identificamos essas funções, devemos manifestar a força e a coragem para desafiá-las, e jamais permitir que nos derrotem. Quando enfrentamos com toda a perseverança e ultrapassamos esses obstáculos, podemos elevar a nossa condição de vida. Esse é o verdadeiro caminho dos seres humanos para a felicidade. (...) "

Pratico este maravilhoso Budismo há 5 anos e durante este tempo venho me esforçando diligentemente nos estudos e na prática e, talvez, devido a isso tenho enfrentado diversos obstáculos no meu caminho: dirigentes, membros, família, etc.

Há um mês, no auge do meu desespero e desesperança que foi desencadeada por uma desavença na família: um primo que eu confiava quase me fez de “laranja” numa empresa; eu tive a boa sorte de receber umas milhas de uma companhia aérea e comprar uma passagem para o Rio de Janeiro.

Estava indo atrás do Budismo que conheci em Londres, do verdadeiro budismo que me apaixonei e tenho como missão. O Budismo da Liberdade, do oceano!

Desde que cheguei no interior de Minas não reconheço este Budismo nos grupos e nas pessoas daqui.
Logo no início da prática, quando estava prestes a desistir, me deparei com o texto “Cultura de Vila e Cultura de Oceano”.
Este texto me fez repensar e compreender melhor o que acontecia aqui em Minas, fiz uma visita a São Paulo, na mesma época,  para conversar com alguém na sede da BSGI.

Lutei até o fim contra o meu desejo de desistir,  porque no fundo, através da minha prática e estudo, eu sabia que este era o ensino verdadeiro – tudo fazia sentido.

Onde a ciência encontra a religião, e a religião foca no SER HUMANOa pessoa mais importante do céu, da terra e do Universo!

Eu também já tinha passado por várias religiões, fui católica por 25 anos, estudei espiritismo, fiz parte do colégio Druída do Brasil, estudei e pratiquei a Kaballah e fiz uma viagem mística ao oriente médio para observar e estudar a fé das pessoas – sempre fui fascinada pelo poder da fé “que move montanhas”!
Por fim, me defini como espiritualista durante vários anos, uma situação que era confortável, mas sem identidade – sem uma filosofia sólida de vida!

Conheci o trabalho do físico inglês Stephen Hawking, leio muito biografias:

“Quando achamos a matemática e a física teórica muito difíceis, voltamo-nos para o misticismo.”

“O que eu fiz foi demonstrar que é possível determinar pelas leis da ciência o modo como o Universo começou. Neste caso, não é necessário apelar a Deus para explicar como começou o Universo. Se isto não prova que Deus não existe, pelo menos prova que Deus não é preciso para nada.”

Fiquei fascinada pela força deste cientista, mas principalmente pela fé nele mesmo e a determinação de usar a sua capacidade humana ao máximo, apesar do grande obstáculo da esclerose múltipla.

Logo depois, conheci a física quântica, que para mim, é onde a fé encontra a ciência.



E no meu Espírito de Procura tão característico dos Budistas, me vejo frente a frente com esta filosofia maravilhosa que completa tudo que estudei e faz sentido – não se baseia numa fé cega!

Num lindo dia de Inverno Londrino, no meu caminho de Notting-Hill para High street Kensington, a minha grande amiga Fabiana Cantini me diz ser Budista e me convida a participar de uma reunião.

Dia 14 de fevereiro de 2005, recitei o Nam-Myoho-Rengue-Kyo pela primeira vez e no dia 18 de Setembro do mesmo ano recebi o meu Gohonzon – a mandala Budista.

Aqui faço uma pausa para agradecer ao grupo Budista de Notting-Hill e High Street Kensington por me acolher e me colocar no caminho da iluminação!
Especialmente a Alessia Anzini, Valentina Santoro e a Fabiana Cantini!

No meu período crítico de adaptação a realidade brasileira e ao budismo no interior de Minas Gerais, no meu conflito interno de comparação entre o budismo que conheci e o budismo que encontrei aqui.. uma orientação do grande Presidente Ikeda me chamou a atenção:

O Presidente Ikeda nos urge a construirmos a Soka Gakkai que sonhamos, ele nos incentiva a estudar e exercer a nossa diplomacia e influência para trazer inovação ao grupo que participamos.



E foi baseada em uma orientação deste maravilhoso líder que, junto com outros jovens, conseguimos implantar algumas “inovações” no grupo que participamos.. É lógico com muitos obstáculos e muito daimoku para fortalecer a nossa energia vital e a certeza da vitória!

Muito cansada, muito mesmo.. como disse antes, recebi o benefício de ir ao Rio de Janeiro encontrar o mar e encontrar alguns amigos budistas que fiz num grupo virtual de estudos e apoio mútuo a prática.

Gostaria de agradecer a Silvia, a Luciene, a Tânia, a Wanessa e muitos outros que me mostraram novamente o Budismo de Oceano, o Budismo que a Fabiana Cantini me apresentou.

Logo no meu segundo dia no Rio, tive a Boa sorte de participar de um CAPRI ( Curso de aprimoramento) na sede de Botafogo, depois em várias reuniões e também tirei 2 fotos de bloco Monarca... adoro!

Dentre as coisas maravilhosas que foram ditas:


  • O Rio de Janeiro é a Kansai do Brasil, assim diz o maravilhoso Presidente Ikeda.
Kansai é uma cidade no Japão onde as pessoas são tão determinadas e têm uma prática tão forte e focada, que determinam um objetivo, meditam e este se realiza em no máximo 24 horas.

Este é o espírito do Budismo do Rio de Janeiro, um budismo alegre e cheio de energia que é capaz de mover o Universo em 24 horas... ví isso “in loco”.


  • O Budismo é para realização do IMPOSSÍVEL, para as coisas possíveis a gente não precisa do Budismo!
É alcançando objetivos, impossíveis para pessoas “comuns”, que provamos a grandiosidade do Budismo nas nossas vidas!


  • Muitas pessoas falam em fazer 1, 2 e até 3 horas de meditação... a quantidade depende de você, não existe nenhuma Sutra falando da duração especificamente!
Porém, você deverá fazer Daimoku para você ter tanta boa sorte, mas tanta boa sorte, que quando tocar em alguéma sua boa sorte também fique na pessoa -, que ela receba de presente um pouco desta energia maravilhosa.


  • Muita gente, me incluo, fica incomodada com os números na reunião, impressos e kofu.
Acontece que para os coordenadores da reunião e de blocos, estes números são VIDAS. As vezes uma pessoa tá com alguma dificuldade e precisa de incentivos, mas não tem forças para ir a reunião. Com a estatística da reunião sabemos quem anda faltando aos encontros e assim, podemos ligar, fazer uma visita e assim incentivar e até passar um pouco da nossa energia para esta pessoa.



Se pensarmos bem, foi exatamente isso que fui fazer no Rio, fui atrás de incentivos, de pessoas, da energia da superação – do vencedor!



Eu mesma já fiz várias visitas a amigos que estavam precisando de uma força, e uma força Budista é uma catapulta.....o efeito é maravilhoso! A prova disso é este relato, digamos assim, meu primeiro relato!


  • Muita gente resiste ao comprometimento ao Budismo.
    Principalmente de ter que ir 1 ou 2 vezes por mês a uma reunião Budista.
Muitas vezes, durante a reunião,  ouvimos coisas que fazem a gente pensar “diferente" ou falamos coisas que têm um efeito maravilhoso na vida de quem foi a reunião.

A reunião é para compartilhar, receber e DAR, incentivos, relatos, palavras, etc....

Algumas pessoas falam em liberdade... mas, não seria esta liberdade uma ESCRAVIDÃO a sua preguiça ou a falta de comprometimento com objetivos ou com a própria vida?

Uma bibliografia interessante para vocês: Revista TC de dez/2005 e a TC de Abril de 2008. O Jornal BS número 2051.

Também tive a oportunidade incrível de ver o relatório de uma jovem que passou 10 dias no Japão para um treinamento, final de agosto e inicio de setembro de 2010.

Muita gente vai ao Japão com o objetivo maior de ver o Mestre Ikeda, porém, ele não está mais aparecendo nas reuniões.

Como o P Ikeda já esta com uma idade avançada, ele transferiu a liderança da SGI para todos nós membros, principalmente os brasileiros.

Por que o Presidente Ikeda sempre diz que o Brasil é o Monarca do Mundo e se tem um país capaz de concretizar a paz mundial ( Kossen Rufu), este país é o Brasil?

Devido ao coração dos brasileiros!

Somos um povo alegre, ACOLHEDOR, prestativo e com a afetividade a flor da pele. Somos adorados por todos os países por estas características.

As nossas características são o poder transformador que vai levar e liderar o mundo numa nova era, uma era maravilhosa!

Como todo líder, é comum a gente ver fotos do P Ikeda com criancinhas e jovens. Achei fantástico o relato do membro que foi ao Japão.. me arrepeiei!

Ela disse que as mães levavam as criancinhas para tocarem nos membros brasileiros, os jovens os rodeavam.... foi como se eles fossem o próprio Presidente Ikeda!

Mas, na verdade, aquele que segue o caminho de Mestre e Discípulo é o Próprio Mestre Presidente Ikeda!

Somos todos parte do Mestre e o Mestre é parte da gente, todos unidos numa só missão: revolucionar as nossas vidas, conduzir pessoas ao caminho da iluminação e concretizar a paz mundial!

O Presidente Ikeda saiu de cena, hoje, somos nós que ocupamos o palco!
Os holofotes estão nos Budistas Brasileiros, o coração do Universo pulsa dentro do peito de cada um de nós!

Que haja saúde em ti,
vanguardista do novo milênio!
Que haja vitória em ti,
Monarca do Kossen-rufu mundial!
Que haja perene prosperidade
na terra natal de meu coração,
Brasil que se ergue soberbo!

A BSGI comemora neste mês a BSGI monarca, todos os blocos alcançaram 70% de participação dos membros nas reuniões, na assinatura dos impressos e no kofu, Todos os blocos contam agora com líderes de todas as divisões – estudantes, Jovens F e M, divisão das Senhoras e Sênior.

Uma vitória maravilhosa, a causa já foi feita, agora é concretizar o EU MONARCA.

O objetivo é sermos Príncipes, Princesas, Reis e Rainhas na nossa casa, família, trabalho, escola, na sociedade!

Chega de fazer daimoku durante meses e até anos afins para alcançar um objetivo...
 Vamos fazer a “La Kansai” a partir de agora!
Determina, faz daimoku e realiza!

Outra orientação importante é que às vezes determinamos um objetivo e no meio do caminho aparece a dúvida por não sabermos se é isso mesmo que queremos.

Determine e vá até o fim, ignore as dúvidas, no final você verá que o que você determinou em primeiro lugar era realmente o que você queria.

Ainda sou neófita, mas tenho sede de conhecimento e o objetivo de me tornar uma pessoa cada vez mais iluminada e de cumprir a minha missão como Ser Humano Infalivelmente!

Somos todos Monarcas do Mundo!

Obrigada a todas as pessoas que contribuíram para o meu crescimento, as que contribuíram com o veneno – transformei em remédio -, as que contribuíram com incentivos – sem eles não entenderia a profundidade da “energia e natureza de todos os fenômenos”, me ajudou a acelerar a transformação do veneno em remédio!

Em artigo intitulado “Religião e Ciência”, publicado em 1930 na New York Times Magazine, Albert Einstein escreveu:

“O budismo tem as características que se poderia esperar de uma religião cósmica para o futuro.
Transcende a idéia de Deus, evita dogmas e a teologia.
Trata tanto do natural quanto do espiritual e é baseada em uma noção religiosa que aspira à vivência de todas as coisas, naturais e espirituais, como uma unidade cheia de sentido”.


“Quem olha para fora , sonha.
Quem olha para dentro, desperta.” Carl Jung