sexta-feira, 7 de maio de 2010

Valter Pereira homenageia líder budista

PLENÁRIO / Pronunciamentos
03/05/2010 - 16h12
 
A trajetória de Daisaku Ikeda, um homem que testemunhou os horrores da Segunda Guerra Mundial e que dedicou sua vida à pregação da cultura da paz, foi destacada nesta segunda-feira (3) pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Hoje, o filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês completa 50 anos na presidência da Soka Gakkai, organização com mais de 12 milhões de associados, presente em 192 países e atuante em projetos em prol da paz, da cultura e da educação.

Nos países em que se instalou, segundo Valter Pereira, a entidade construiu museus, escolas e universidades, "onde ministra a cultura, a educação e, sobretudo, a solidariedade".

Doutrina
A mensagem de Ikeda, acrescentou o senador, se baseia em duas pilares doutrinários. O primeira é definido como o princípio da revolução humana e a segunda, como o princípio da relação entre mestre e discípulo.

Para Ikeda, a revolução humana se dá pela determinação de cada pessoa de explorar o seu potencial de virtudes e produzir a multiplicação desses atributos em favor da humanidade.

Por reconhecer o papel de Ikeda, Valter Pereira propôs um voto de louvor pelos 50 anos da gestão do filósofo japonês à frente da Soka Gakkai.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que Ikeda é "uma espécie de profeta de tempo novo, em que se coloca a educação como o instrumento, o vetor e o motor da liberdade humana".


Da Redação / Agência Senado
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=101547&codAplicativo=2