sábado, 22 de novembro de 2014

Liberty, a história do cavalo

Lynn, Andy, Stevie and Gina Rajeckas
Escrito por Lynn Rajeckas

Apesar da pessoa não ler e nem estudar o Sutra de Lótus, se apenas meditar com o seu mantra já é uma fonte de tremenda boa sorte. Nichiren Daishonin

Eu pratico o Budismo de Nitiren Daishonin ( Sutra de Lótus) desde o início dos anos 80. O meu maior desafio tem sido como encorajar as minhas crianças na prática budista. Após inúmeras horas meditando para a felicidade e bem-estar dos meus filhos, eu gostaria que eles aprendessem desde cedo os valores do budismo nas suas próprias vidas. Eu queria emponderar ( dar poder) eles com os ensinamentos budistas e mostra-los como eles poderiam influenciar o mundo ao invés de serem influenciados por ele.

Meus filhos, de  8 e 5 anos, e eu estávamos voltando para casa depois de um jogo de beisebol. Nós passamos em frente a casa do nosso vizinho e reparados de imediato que Liberty, o cavalo do vizinho, não estava no seu estábulo. Liberty era o animal de estimação favorito dos meu filhos. Eu tenho certeza que eles confiavam e contavam segredos  para ele, segredos que eles não queriam que ninguém mais soubesse. Não preciso dizer que ele era uma importante parte da vida dos meus filhos e eles o amavam.

Quando fomos falar para os nossos vizinhos, eles confirmaram o que o nosso coração aflito já suspeitava – Liberty tinha desaparecido. Um time de busca, o qual meu marido fazia parte, foi rapidamente formado. Nossas casas ficam do lado de milhares de acres abertos; Liberty poderia estar em qualquer lugar.

Meus filhos estavam muito tristes. O cavalo tinha se tornado parte da família para eles. Jim, o dono do Liberty, também estava bastante chateado. O time de busca estava atento, mas não havia nenhum sinal do seu precioso cavalo.

Meus filhos estavam inconsoláveis naquele momento, perguntando o que eles poderiam fazer para ajudar. Eles eram muito novos para serem incluídos no time de busca, e eles se sentiam impotentes diante da situação. Então eu disse a eles como a contribuição deles poderia ser a mais valiosa, e também faria com eles se sentissem melhores. NÓS PODEMOS ENTOAR O MANTRA NAM MYOHO RENGUE KYO ( meditar ou fazer daimoku).

Era o momento de todos nós juntos meditarmos para que o Liberty fosse encontrado e não estivesse ferido. Com o sentimento de missão, meus filhos sentaram em frente ao Gohonzon ( mandala budista) comigo e nós entoamos o mantra. Eles meditaram por 15 minutos, posso te dizer que para idade de 5 e 8 anos meditar por 15 minutos  é como se fossem horas para adultos. As orações deles eram diligentes, sinceras e de coração. Quando acabamos meus filhos foram para a cama dormir. O coraçãozinho deles ainda estava um pouco pesado e eles ainda estavam preocupados com o Liberty.

Eu tenho certeza que a meditação lhes deu a sensação de terem feito algo de valor pelo amigo; pelo menos, a meditação deu segurança a eles suficiente para conseguirem dormir.

As buscas pelo Liberty pararam às 2 da manhã. Jim tinha decidido alugar um helicóptero na manhã seguinte para continuar a busca – ele não iria desistir.

Algumas horas depois, com apenas alguns momentos de descanso, eu e meu marido, Andy, estávamos nos preparando para entoar o mantra para o retorno a salvo do Liberty – eram 5 da manhã. Antes de começar eu contei para ele novamente que as crianças fizeram daimoku com muita sinceridade e coração.

Eu disse: Quero tanto contar para eles que o Liberty está de volta quando eles acordarem pela manhã. Meu marido consentiu com a cabeça com o mesmo sentimento meu e de repente a sua expressão mudou drasticamente.

Ele estava olhando para a sala onde o nosso altar budista está, onde fazemos as nossas meditações, e adivinhem quem estava batendo na janela para chamar a nossa atenção? Liberty!

Eu imediatamente corri para acordar as crianças, enquanto o Andy foi chamar o Jim. Não preciso dizer que as crianças estavam em êxtase. As orações deles não apenas foram atendidas, o Liberty foi entregue diretamente na nossa porta. O cavalo então foi acompanhado em grande estilo de volta a seu estábulo, salvo e feliz.

Obrigada Liberty, por me ajudar a mostrar os meus filhos uma prova concreta desta maravilhosa prática budista.

------------------------------------

Tradução não oficial do livro: The Buddha Next Door, ordinary people, extraordinary stories.
Autores: Zan Gaudioso e Greg Martin

ISBN: 978-0-9779245-1-6