sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A voz executa o trabalho do Buda

Uma das mais importantes e famosas frases dos ensinos budistas, a célebre passagem, “A voz executa o trabalho do Buda”, consta de uma das principais obras do Grande Mestre Tient’ai, que viveu na China e é considerado o Buda dos Médios Dias da Lei. A obra é intitulada Profundo Significado do Sutra de Lótus (Hokke Guengui) e foi utilizada por Nitiren Daishonin em seus escritos.

Essa frase possui um profundo significado com relação à nossa conduta e disposição como praticantes do Budismo Nitiren.

O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, afirma: “A voz é a vibração de todas as entidades vivas. O ser e a personalidade de uma pessoa são reveladas pela voz. Um escritor francês disse certa vez que a voz é nossa segunda face. E embora possamos esconder nossa verdadeira aparência, não podemos esconder a voz”. (A Sabedoria do Sutra de Lótus, pág. 95.)

De acordo com a visão do Budismo Nitiren, essa passagem nos remete a pontos fundamentais de nossa prática.

O primeiro é com relação às nossas orações. O presidente Ikeda nos orienta: “O Daimoku é o ritmo fundamental do Universo, a mais reverenciada de todas as vozes. Daishonin escreveu:

Quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo com este simples som podemos reunir e manifestar a natureza de buda de todos os budas... e de todos os seres vivos. Esse benefício é imensurável e ilimitado”. (Ibidem, pág. 96.)

Sobre a propagação da Lei Mística, o presidente Ikeda afirma: “Nitiren somente, sem poupar sua voz, recita Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo”. (END4, 90.)
Não poupar a própria voz não se refere à intensidade ou volume da voz. Significa a grande voz de benevolência que busca conduzir todos os seres à iluminação”.

Sem poupar nossa voz e com o coração unido a Daishonin, nós, da SGI, estamos conduzindo as atividades para propagar os ensinos budistas.

A SGI ressoa com muitas vozes e a mais básica voz é nossa sincera recitação do Daimoku.

Mas também ouvimos a calorosa voz do encorajamento, a vibrante voz da coragem, a sincera voz da alegria, a honesta voz dos juramentos, a clara voz da sabedoria. Elas são a fonte de infinitos benefícios.

A SGI está desempenhando o glorioso trabalho do Buda de propagar amplamente a Lei Mística com todas essas magnânimas vozes”. (Ibidem, págs. 96-97.)

Como integrantes e líderes da BSGI, organização que tem como premissa promover a criação de valores humanos e propagar a Lei Mística para a felicidade de toda a humanidade, temos que fazer de nossa voz, ou seja, de nossas orações e o sincero diálogo de vida a vida, o meio pelo qual possamos assegurar o desenvolvimento de nosso movimento, utilizando-a para incentivar e encorajar as pessoas de nosso convívio a vencerem os desafios e as circunstâncias da vida tendo como base a prática do Nam-myoho-rengue-kyo.

O diálogo também é o meio para impulsionar o desenvolvimento do Bloco Monarca e consolidar a condição de Brasil Monarca do Mundo.

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Qual o propósito de termos nascido?

Nascemos para sermos felizes e ajudar outros a conquistarem a felicidade também. Para esse fim, o mais importante é vencer a si mesmo.

Praticamos o Budismo de Nitiren Daishonin para vencer nossa escuridão ou ignorância, nosso carma, os obstáculos e funções maléficas e para derrotar os três poderosos inimigos.

O budismo ensina que cada um de nós possui inerente a sabedoria e o poder de triunfar em todos os campos da vida.

É uma filosofia orientada para a vitória. O ponto essencial do estudo do Budismo de Nitiren Daishonin, o budismo da vitória, é aprofundar nossa compreensão nesta filosofia cheia de esperança, para que possamos recorrer a ela como fonte de inspiração visando a sucessivas vitórias”.

(“Carta de Sado” – Dedicar a nossa vida ao grande caminho de mestre e discípulo – Aprendendo com os escritos de Nitiren Daishonin: Os ensinos para a vitória [2.3] – Daibyakurengue, 02.2009 – TC 500, 04.10, pág. 42)