Estados de Vida
Negativo e Positivo
1 – Inferno
JIGOKU em japonês se escreve com 2 caracteres, um significa “o mais baixo” e o outro “estar preso, aprisionado”.
O mundo do sofrimento.
Depressão. Desespero.
Na sua forma mais extrema, o impulso de destruir a si próprio e a tudo o que está em volta.
Conhecendo-se o sofrimento pode-se entender a felicidade.
Ao se compreender o Inferno, pode-se ganhar o desejo de ajudar os outros.
Sabendo-se como é o inferno a pessoa fará o possível e impossível para manter-se longe dele.
A palavra CRISE em chinês é escrita com 2 caracteres, um significa “perigo” e o outro “oportunidade”.
2 – Fome ( Gaki )
O mundo da fome é aquele onde os nossos desejos são dominantes.
A pessoa que não controla os seus desejos é na realidade escrava deles, devido ser da natureza dos desejos sempre querer algo, esta pessoa nunca estará satisfeita!
Estas pessoas são sempre levadas pelo pensamento que a felicidade depende de algo que elas ainda não possuem, estão sempre trocando de carro, residências, trabalho, parceiros, dinheiro, etc.
Consciência do EU, o que nos proporciona ter noção de dignidade na nossa própria vida individual e de OUTROS, e enfrentar aqueles que querem dominar, repreender e manipular os mais fracos.
É a energia da fome que nos impulsiona a buscar melhorias na nossa vida, a criar valor e principalmente o desejo de viver e atingir coisas maravilhosas!
É interessante perceber que todas as pessoas que usaram a fome de forma positiva a aliaram com uma ideologia ou MISSÃO!
Ex. Gandhi,
3 – Animalidade ( Tikusho )
É também um estado baixo de vida em que as pessoas são conduzidas unicamente por seus instintos, agem impulsivamente com irracionalidade e sem moralidade. O critério de suas ações é aproveitar-se dos mais fracos e bajular os mais fortes.
As pessoas no estado de Animalidade perdem o sentido da razão, e suas emoções são facilmente dominadas pelo medo e pela covardia.
Além disso, não conseguem encontrar soluções nem esperança e resignam-se diante do destino.
O instinto de temer o perigo; de dormir e comer regularmente; de reproduzir, de proteger e nutrir a vida.
Os 3 maus Caminhos ( Inferno – Fome - Animalidade) são estados de cegueira.
4 – Ira ( Shura )
A Ira difere-se dos outros 3 – inferno, fome e animalidade, no sentido de que este estado de vida possui um certo grau de consciência!
No estado de Ira, as pessoas preocupam-se única e exclusivamente consigo mesmas, com seus próprios benefícios, pouco se importando com os demais ou com seu ponto de vista.
São conduzidas pelo egoísmo e pela ambição de ser superior derrubando outras pessoas. Mágoa e ressentimentos são características das pessoas no estado de Ira .
A Ira é identificada como o “trabalho”do EGO – onde o Eu toma consciência que é único e de sua aparente separação do restante do universo.
Ex: Nacionalismo, racismo, discriminação, intolerância política e religiosa.
A IRA é a força da paixão que nos proporciona a reforma interna – pessoal e social; sendo assim pode ser tanto criativa como destrutiva.
Os 4 maus Caminhos ou Quatro Tendências Maléficas Inferno – Fome – Animalidade - Ira
5 – Tranqüilidade ( Nin )
Também conhecido como estado de Humanidade. Sendo neutro ele está sujeito a sofrer facilmente vários tipos de influência e sendo assim é difícil de sustentar este estado por muito tempo.
Todo mundo sabe a dificuldade que é manter a tranqüilidade e não entrar em conflito quando enfrentamos algum tipo de provocação.
De forma extrema a Tranqüilidade pode ser totalmente negativa!
Preguiça - a falta de esforço em direção a algo.
Negligencia - como apatia, a falta de esforço para melhorar como pessoa ou o ambiente onde vive.
Negligencia - como apatia, a falta de esforço para melhorar como pessoa ou o ambiente onde vive.
Negação - também como apatia, ao invés de enfrentar os problemas – muitas pessoas preferem fingir que eles não existem e viver numa falsa/superficial paz.
É o estado de estar em paz ou em descanso.
A maior função da tranqüilidade é recuperar as energias.
Não apenas colocando os seus pés para cima depois de um dia cansativo de trabalho, mas recuperando o que o Budismo descreve como energia vital.
O estado de vida da tranqüilidade é o estado da humanidade porque quando a pessoa age humanamente, ela também está em paz consigo mesma!
Um texto budista lista 8 qualidades deste estado: inteligência, excelência, consciência apurada, capacidade de julgamento, sabedoria, habilidade de distinguir entre o verdadeiro e o falso, habilidade de atingir a iluminação e capacidade de manifestar o bom Carma do passado.
6 – Alegria ( Ten )
Felicidade relativa.
Alegria é um estado de RELATIVA felicidade - um estado tão intenso que não dura muito.
É necessário apenas um pouco de tempo ou uma pequena mudança nas circunstancias para a alegria (felicidade relativa) desaparecer e a pessoa se encontrar em um outro estado de vida mais baixo.
Na realidade, até certo ponto é verdade que a felicidade é a satisfação dos nossos desejos.
Mas é a NATUREZA desses desejos que definem o grau do que chamamos felicidade.
Ex. Desejo por um copo de cachaça ou desejo por descobrir a cura da HIV.
O objetivo da nossa prática deve ser realizar os 3 níveis de desejos.
Desejos inerentes aos 6 estados de vida mais baixos - satisfação das nossas necessidades mais urgentes, posição social, acabar com o sofrimento imediato, etc.Desejos do mundo da forma ou desejos do corpo – a felicidade que sentimos quando estamos em boa forma, alimentando saudavelmente e cheios de energia.
Desejos do espírito – a felicidade que sentimos quando vivemos com criatividade e plenamente, sentimos a nossa vida expandindo e sendo enriquecida pelas nossas experiências. A plenitude de fazer a diferença e criar valor no ambiente o qual estamos inseridos.
Inferno – Fome – Animalidade - Ira - Alegria.
Os 6 caminhos mais baixos - Aqueles que vivem dominados por estes estados mais baixos, vivem como “ïo-ios”. Presos as exigências dos seus desejos e as influencias do seu meio ambiente.
7 – Erudição (Shomon)
Shomon - literalmente significa ouvidores.
Palavra chave – INTELIGÊNCIA.
Os shomons eram originalmente aqueles que ouviam as pregações do Buda Sakyamuni.
O lado negativo dos 2 veículos ( Erudição 7 e Absorção 8), que é a tendência de muitas pessoas que se encontram nestes 2 estados é o egoísmo.
Tendência a se tornar exclusivista, distante da vida diária e se sentir superior aos intelectualmente menos capazes.
Por isso não devemos perder o foco da nossa prática diária e polir o nosso espírito para que possamos alcançar o mais elevado estado de vida, que é o estado de Buda e assim cumprir o nosso juramento da cerimônia no ar – conduzir as pessoas a iluminação.
Corresponde a inteligência e é baseada numa informação já existente.
Descreve uma condição de aspiração à iluminação, onde a pessoa está em busca de ensinamentos e aprendizado espiritual.
Ex. pessoas que se interessam pelos ensinamentos budistas e muitas delas até fazem um esforço para freqüentar as reuniões.
Mas ainda não vivenciam as informações que recebem, não sentem isso como “a sua verdade”, muitas nem fazem a prática – se interessam apenas pela teoria. Acham a teoria mais intelectual e mais inteligente do que a prática.
Palavra chave – SABEDORIA.
8 – Absorção
Engaku - refere a aqueles que tentam atingir a iluminação sem encontrar um Buda ou os seus ensinamentos, é aquele que a sua iluminação é parcial ou incompleta.
Palavra chave – SABEDORIA.
Porque as pessoas que estão no estado de vida de absorção são também identificadas como aqueles que adquiriram a iluminação parcial?
Podemos dizer que a maior característica de um Buda é a condução de outras pessoas a iluminação e as pessoas que se estabilizam nos 2 veículos acabam se preocupando apenas com a sua própria iluminação.
A pessoa pode se tornar absorta em questões intelectuais, arrogante, não têm bom senso e uma visão de vida mais ampla.
Corresponde a sabedoria ou intuição, um estado que permite que entendamos através das nossas próprias observações, experiências e reflexões.
Indica a capacidade de perceber por si só a verdadeira natureza de todos os fenômenos
Ex. As pessoas conseguem absorver melhor a informação que recebem e assim fazer uma análise mais profunda dos ensinamentos baseados em suas próprias observações, intuições, experiências e reflexões. Os ensinamentos são incorporados e passam a ser a verdade delas.
Os 2 veículos (nijo) - Erudição – Absorção - têm como objetivo o melhoramento pessoal e a principal diferença entre eles esta em como este objetivo é atingido. O primeiro apenas usando o intelecto e o segundo usando o intelecto e a prática.
9 – Bodhisattva – Bosatso
A expressão significa, em tradução literal do sânscrito, ser (sattva) de sabedoria (bodhi).
Tendência de se sentir superior ou condescendente em direção aqueles que ajudou, oferecendo lhes “pena” e caridade ao invés de verdadeira compaixão.
Tendência de negligenciar a sua própria felicidade, se devotando demais para a felicidade do próximo.
Criação de valor independente da situação em que se encontra.
Conduzir pessoas ao desenvolvimento humanístico, espiritual e social.
O mundo do altruísmo, no qual a pessoa atua para as outras pessoas, ajudando-as sem esperar recompensa.
É caracterizado pelo espírito de jihi, que é o desejo de livrar as pessoas do sofrimento e conduzi-las a felicidade indestrutível!
10- Buda – Butsu
Estar iluminado, estar desperto.
Aquele que acordou para as verdades da vida.
Não têm aspectos negativos, pois despertado para as verdades da vida, o Buda segue o caminho do meio.
A pessoa que têm o estado de Buda dominante, consegue manifestar os aspectos positivos dos outros estados de vida de forma mais efetiva e duradoura.
O mundo da perfeita liberdade, sabedoria ilimitada, coragem, benevolência e força vital.
A pessoa desperta para o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, a verdade eterna e fundamental que é a realidade de todas as coisas.
Caracterizado pela felicidade que não pode ser influenciada pelo meio que a pessoa habita ou destruída pelo sofrimento.
É o estado intocado pelo carma negativo.
Os 4 Nobres Caminhos Erudição – Absorção – Bodhisattva e Buda
"A disposição com a qual enfrentamos nossos problemas, direciona nossa vida. E isso se relaciona com a questão do nosso estado de vida, nosso carma e nossa missão.
No Japão, no período pós-guerra, quando a maioria das pessoas vivia em extrema miséria, o presidente Toda costumava incentivar os membros de que todos, em algum momento num passado remoto, haviam prometido viver nessas circunstâncias justamente para comprovar, por meio da prática do Nam-myoho-rengue-kyo, a grandiosidade do Budismo de Nitiren Daishonin, transformando as condições mais adversas da vida para que outras pessoas pudessem também sentir-se motivadas por essas experiências a buscarem a felicidade nesse caminho."