Trechos do discurso do presidente Ikeda publicado no jornal Brasil Seikyo, edição nº 1.292, 15 de outubro de 1994, pág. 3.
Da mesma forma, a saúde é uma questão de vitória ou derrota no sentido de que os glóbulos brancos de nosso corpo estão travando uma constante batalha contra as bactérias que causam doenças.
O crescimento de plantas e árvores também é uma luta de vitória ou derrota. Somente aquelas plantas que lutam e vencem são capazes de se desenvolverem e produzirem uma abundante folhagem.
Tudo é uma luta entre a vitória e a derrota. A vitória traz felicidade, enquanto a derrota traz miséria. O propósito da vida é ser vitorioso. O propósito de nossa fé é vencer em todos os aspectos de nossa vida.
(...)
Somos realmente afortunados por podermos tomar parte das atividades da SGI, sem dizer que podemos acumular boa sorte realizando essas atividades.
E no curso de nossos esforços obtemos um benefício a mais — o da boa saúde.
Se uma pessoa passa todo o seu tempo em casa assistindo televisão, sua visão se deteriorará. Há até casos em que a inatividade física conduz à doença.
Realizar as atividades da SGI, que fortalecem a força vital, é a melhor forma de se manter uma boa saúde.
Esta é uma era de autoindulgência.
Portanto, aqueles que carecem de uma clara direção na vida guiam-se inadvertidamente na busca de satisfações e de prazeres.
A organização do Kossen-rufu e as atividades da SGI direcionam a pessoa rumo ao autodesenvolvimento e à verdadeira realização na vida. Nenhuma ação baseada na fé é desperdiçada.
Em todos os aspectos, essas ações assumirão o maior dos significados.
Quando vocês estão ocupados podem pensar para si próprios: “Não seria melhor se eu não tivesse de fazer nenhuma atividade?”
Entretanto, as pessoas que deixam de participar das atividades ou acabam não visitando seus companheiros por causa das circunstâncias pessoais, acabam sentindo-se muito solitárias. Há muitos exemplos disso. (...)
Não podemos ver o nosso pensamento. Porém, a nossa determinação reflete-se diretamente no mundo e no universo. Se nosso estado de espírito for amplo, profundo e rico, isso se refletirá em nossa vida, ao nosso redor e no lugar onde vivemos. (...)
Uma pessoa nobre persiste em seus esforços até o fim. Se desistir na metade do caminho, então todos os esforços terão sido em vão.
Nisto se encontra a diferença entre aqueles que são nobres e aqueles que são medíocres, e entre os que são bemsucedidos e os que falham. Isto se reduz ao fato de persistirmos ou não na realização de esforços pelo caminho correto da vida. Apesar de isso não parecer ser algo especial, é exatamente neste aspecto que essas duas formas de viver divergem fundamentalmente.
Também na fé, o meio para se tornar um buda encontra-se em realizar um esforço persistente. Se pararmos no meio do caminho os esforços para desenvolvermos nossa vida, então não nos tornaremos realmente felizes. Aqueles que perseverarem serão vitoriosos.
Aqueles que forem persistentes em seus esforços vencerão no final. (...)
Em qualquer situação, se vamos travar uma batalha, então não devemos ser derrotados. O budismo é vitória ou derrota. A vida, também, é uma luta para se atingir a vitória.