sábado, 19 de outubro de 2013

Budismo e o Instituto Royal

Como Budista eu acredito no potencial ilimitado do ser humano, na sua inteligência e sabedoria inatas para construir um mundo melhor para todos nós.

Sou uma otimista por natureza e tenho o não-conformismo no meu DNA.

Como o budismo nos ensina, os momentos cruciais na nossa vida são uma grande oportunidade de realizar a nossa revolução humana. Assim como no individual, os momentos cruciais também acontecem no coletivo, na sociedade, e são uma grande oportunidade de transformação – um caminho aberto para a “terra da luz tranquila”.

Como BUDISTAS prometemos conduzir TODOS OS SERES VIVENTES no caminho da iluminação.

“Ilimitados seres viventes obterão o fruto do Estado de Arhat. Ilimitados seres viventes despertarão para a iluminação do Pratyekabuda.
Um inconcebível número de seres viventes resolutamente decidir-se-ão pela Via do Buda e encontrarão a não-regressão”.

Apesar de em vários momentos no sutra de lótus ele falar em homem, mulher e seres humanos, quando se trata de iluminação ele sempre se refere a SERES VIVENTES – dando amplitude e importância aos seres que habitam este planeta.

Este momento é um momento crucial para a ciência
 e para a sociedade!

A invasão do Instituto Royal trás o foco da mídia para o uso de animais em experimentos científicos. Infelizmente algumas empresas ainda trabalham de forma arcaica, o governo financia – com o nosso dinheiro – metodologias que ferem a vida e a sua dignidade e muitas pessoas da sociedade se mantém ignorantes a esta realidade.

Através de uma pesquisa na internet, podemos verificar que, LENTAMENTE, cada vez mais empresas acordam para esta realidade que envolve não apenas questões éticas e morais, mas também, questões HUMANISTAS.

Um pequeno exemplo é o trabalho que a Fiocruz vem desenvolvendo para descobrir métodos alternativos aos testes em animais:

Porém, como disse antes, a ignorância e a ganância tornam este avanço lento. Falta interesse da indústria e do governo e pressão da sociedade.

Estamos num momento CRUCIAL e cabe a nós ACELERARMOS o processo de mudança na pesquisa científica - tenho certeza que esta ação contra o #institutoRoyal , se contar com o apoio massivo da população, inaugurará uma nova era que será benéfica a todos nós - humanos e animais!

Ex: "Desenvolvemos um método de olhar para uma proteína e ver como, exatamente, ela faz o que faz. Isso pode ser usado, por exemplo, para desenhar drogas", citou Warshel, por telefone, ao ser questionado por uma jornalista sobre quais avanços seu trabalho trouxe."

Que o dinheiro que o governo investe em pesquisas, seja DIRECIONADO às pesquisas que realmente beneficiem a ciência e todo o ecossistema!

Como budistas não podemos ficar assistindo a tudo isso 
de cima do muro.

"Se você não tem a coragem de ser um inimigo do mal, então também não pode ser um amigo do bem."  (Makiguti )

No caso do #institutoRoyal, não existe meio termo - a invasão e resgate dos cães é fato, ACONTECEU.

Ou se fica a favor dos ATIVISTAS ou a favor do Instituto Royal.

As redes sociais são ferramentas poderosas para ajudar um lado ou o outro e esta pressão pode definir o rumo do processo judicial que não será fácil para os ativistas.

Não é momento de filosofar é o momento da REAL opinião - posicionamentos.

Momento de CORAGEM para dar um passo para um lado ou para o outro.

Vamos meditar, fazer muito daimoku, para que possamos contribuir da melhor forma possível e para que a sociedade desperte para a COMPAIXÃO, solidariedade e sabedoria.

Lutemos todos juntos para banir o sofrimento e conduzir a nossa sociedade a felicidade absoluta do estado de vida Buda.


A voz realiza o trabalho do Buda!
Compartilhem esta mensagem e converse com as pessoas próximas a você!

Assistam esta matéria do Hoje em Dia para entender melhor o que aconteceu - o Instituto Royal já vinha sendo investigado pelo Ministério Público e a invasão aconteceu depois que as negociações falharam:

----------------------------------------------

Ao invés do Fantástico assistam o Domingo Espetacular, que com absoluta certeza fará uma matéria melhor do que a Globo.

A Rede Record vem se posicionando cada vez mais a favor da causa animal e se comprometendo a mostrar a verdade neste assunto ainda "polêmico".

Corroborando com o que foi dito acima sobre MOMENTO CRUCIAL e a nossa postura como budistas, vejam este vídeo: