segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O ciclo da energia vital

Jornal BS 2189 - Publicado em 20/Julho/2013



O budismo surgiu como resposta à seguinte questão universal: como enfrentar a realidade do sofrimento humano e ajudar as pessoas mergulhadas nessa amargura?



Quando esse propósito é esquecido, você gera mais sofrimento para as pessoas ao redor

Com isso, seu ambiente se torna sofrido e, em resposta ao sofrimento provocado pelo ambiente, você gera ainda mais sofrimento. Muitas vezes, as pessoas passam a vida inteira prisioneiras desse ciclo da negatividade.

Transforme o ciclo

A solução está na mudança do ciclo negativo. Uma ferramenta poderosa nesse sentido é a recitação do Daimoku. Antes de continuar, atente-se a dois pontos importantes:

01. O ciclo negativo é gerado por você mesmo da seguinte forma: 
o sofrimento interno provoca ações externas influenciando as pessoas ao redor, que reagem a isso gerando mais sofrimento no ambiente; como resultado, o ambiente gera mais sofrimento interno e assim por diante.

02. Você sofre porque sua energia vital enfraquece. 
Uma energia vital fraca expõe a vida à negatividade do ambiente. 
A falta de sabedoria cega a percepção de que é você que gera aquele ambiente. Mesmo acreditando que não é o causador, como sua energia vital está mais fraca, você se torna suscetível e reage em “harmonia” com aquela negatividade.

O ciclo do Daimoku
O Daimoku expande a sua energia vital e 
a sua vida não é mais influenciada pelo ambiente. 

A oração transforma seu interior, assim, você recomeça um ciclo de felicidade.
Ao recitar Daimoku, manifestando o poder da fé e da prática, a energia vital é fortalecida e você adquire uma condição de bem-estar. 

Essa condição instantaneamente influencia de forma positiva as pessoas ao redor e as circunstâncias, gerando um ambiente benéfico e propício para sustentar sua iluminação e a das outras pessoas. 

Sendo assim, esse ambiente fortalece a convicção no Daimoku; você recita mais Daimoku, agora com a convicção ainda mais fortalecida e esse ciclo de iluminação se repete.

O que é crucial no Daimoku é a consciência de que você possui o infinito potencial para transformar quaisquer circunstâncias. Essa consciência surge em forma de compaixão, sabedoria e coragem.

Ao recitar Daimoku, o que determina a resposta das orações é a fé intensa e profunda (poder da fé) e a determinação e a atitude (poder da prática). O Daimoku recitado com esses dois poderes manifesta em você a energia vital do estado de Buda. 

O ciclo da revolução humana

Essa energia vital é a sua revolução humana, que significa experimentar a força da vida livre e criativa, isto é, a liberdade para transformar as circunstâncias de acordo com seus desejos. 


Essa revolução humana gera um estado de vida em que se desfruta “a maior das alegrias”. Ou seja, é a consciência de que não há alegria mais verdadeira para os seres humanos que recitar Nam-myoho-rengue-kyo.


A alegria, uma vez sentida por você, instantaneamente é sentida por todos ao seu redor, desencadeando um processo de transformação da sociedade por meio da própria determinação e atitude das pessoas.

Portanto, recite o Daimoku até se sentir preenchido pela maior das alegrias.