terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prática da fé para conquistar a felicidade (NMRK).

Brasil Seikyo Edição 2094
Você não transforma para ser feliz.
Você é feliz para transformar

Essa é a segunda Diretriz Eterna da Soka Gakkai. A verdadeira felicidade não é a mera satisfação de desejos pessoais, nem apenas a conquista de objetivos. É desfrutar a ilimitada alegria da Lei Mística. Sendo feliz, você é capaz de mudar sua realidade. A felicidade absoluta é possível — é um direito de todo ser humano.

Dois tipos de felicidade

Existem dois tipos: A ABSOLUTA e a RELATIVA.
A felicidade absoluta garante a conquista da relativa. Isso porque a relativa está dentro da absoluta. Já a absoluta não está dentro da relativa.
Felicidade relativa

O presidente Toda afirmou: “FELICIDADE RELATIVA é realizar os desejos tais como ganhar bastante dinheiro, casar com uma mulher ideal, ter bons filhos, adquirir a casa própria ou ter boas roupas. Conseguir esses tipos de desejos chama-se felicidade relativa. Embora não sejam grandes realizações, as pessoas pensam que alcançaram a felicidade”.

Felicidade absoluta

“A FELICIDADE ABSOLUTA chama-se iluminação. Então, em que consiste a felicidade absoluta?
É sentir profunda alegria e satisfação só pelo fato de estar vivo. Não haverá mais dificuldade financeira, a vida transbordará de boa saúde, harmonia familiar, sucesso no trabalho, enfim, sentir plena satisfação em tudo o que vê, em tudo o que ouve. ‘Ah! Como sou feliz!’ Quando isso ocorrer, este mundo mundano transforma-se na terra pura da iluminação e isto se chama felicidade absoluta.”

A conquista da felicidade absoluta

“Então, como conquistá-la? O senso de felicidade relativa deve ser conduzido para tornar-se senso de felicidade absoluta. Isso se consegue somente com a prática budista, e nenhuma outra é capaz de realizá-la.”

Não cai do céu

A felicidade não é concedida por nada externo. Não se deve orar e esperar que ela caia do céu. Ela não surgirá num tempo futuro por merecimento, depois de se acumular muitas causas positivas e boas ações. A felicidade absoluta existe no presente momento, no aqui e no agora. E o melhor, depende da própria pessoa da forma como ela é.

Paz e felicidade

“Ter fé significa viver de forma fiel a nós mesmos, como somos, e atingir um estado em que podemos dizer francamente: ‘Ah!, esta é a verdadeira satisfação’, ‘Minha vida é uma grande vitória’. Isto é paz e felicidade.”

A causa da transformação

Muitos conceitos pregam que a felicidade vem após um longo processo. Mas, do ponto de vista do Budismo Nitiren é o ponto de partida. A felicidade capacita a pessoa a transformar o ambiente. É a causa da transformação e não o efeito.

Não confunda

O presidente Ikeda comenta: “Atingir o estado de Buda é confundido com atingir um objetivo, mas não é assim. Essa forma de pensar é um equívoco.

O estado de Buda é a própria esperança — esperança de avançar eternamente se autodesenvolvendo, produzindo transbordante realização e crescente serenidade e satisfação, com o espírito progressivo de sempre empenhar-se para concretizar um maior crescimento e auxiliar cada vez mais as pessoas a se tornarem felizes”.

Ponto chave da felicidade

A felicidade é determinada pela relação da energia vital da pessoa com o ambiente.

Como é essa relação?

Feliz é quem domina e transforma o seu ambiente.
O infeliz é dominado e transformado por ele.

Chakubuku

Alguém que realiza o Chakubuku possui a energia vital forte o suficiente para transformar qualquer ambiente.

O dominado

Uma pessoa dominada por seu ambiente vive na negatividade e é limitada pelos problemas. Ela sente-se incapaz de propagar o Budismo e está sempre ressentida e aguardando que alguém a salve.
 
Ser feliz

A felicidade não é demonstrada pelas suas conquistas pessoais. É por meio do seu estado de vida que a felicidade é percebida naturalmente pelas outras pessoas, gerando comentários: “Como essa pessoa é diferente!” “Sinto-me bem quando estou perto dela!”

E os objetivos pessoais?

Os objetivos pessoais são conquistados de forma plena quando são baseados no Kossen-rufu. O determinante é a resposta para uma simples pergunta: “Para que eu quero isso?” Se for para satisfazer o ego, é egoista e cairá na armadilha da “generosidade humilhante”. Se for para o Kossen-rufu, você é um buda.

Transformação da realidade

A conquista total e duradoura dos objetivos pessoais surge como consequência de um estado de vida elevado — da felicidade absoluta. A transformação do estado de vida é a transformação da realidade.

Satisfação total

Os objetivos pessoais são muitos e variados. Desejá-los como mortal comum é limitante e nem todos serão alcançados. Entretanto, desejá-los como um buda garante a satisfação total. Isso porque um buda possui sabedoria e energia vital transbordante, capaz de mudar qualquer destino e ambiente. Para se tornar um buda, basta concretizar a revolução humana, que é a transformação interior.

Sabedoria e energia vital

“Quando possui ‘sabedoria’ e ‘energia vital’ originadas da prática da fé, uma pessoa torna-se capaz de conduzir toda a sua vida para uma direção melhor e cada vez mais sólida. Isto não é ilusão — é vitória e mais vitória que ocorre realmente. O verdadeiro e sábio praticante é aquele que consegue introduzir a si mesmo nesse ritmo.”

Felicidade absoluta garante a relativa

A felicidade absoluta é inseparável do ambiente. Isso é excelente! Pois, se você alcançar a felicidade, ao mesmo tempo, o ambiente mudará. Mude seu interior que o exterior muda simultaneamente. Conquistar a felicidade absoluta é conquistar a relativa. “O Budismo é o corpo e a sociedade a sombra.”

Conclusão

O presidente Ikeda conclui: “Todos, sem exceção, procuram a paz e a felicidade. Uma pessoa pode perseguir o ‘tesouro do cofre’, enquanto outras, o ‘tesouro do corpo’, como posição ou riqueza. Mas a verdadeira felicidade está em acumular os ‘tesouros do coração’.

E a essência do tesouro do coração é um grande estado de vida totalmente dedicado à fé. Nitiren Daishonin diz: ‘Não há maior felicidade para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo... Não há maior felicidade do que ter fé no Sutra de Lótus’ (WND, v. I, p. 161).

E ele nos incentiva a considerar tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continuar a recitar o Nam-myoho-rengue-kyo (Ibidem).

Essa não é uma felicidade que pode ser obtida por meio da satisfação dos anseios ou dos desejos. É uma questão de experimentar a ilimitada alegria da Lei de receber livremente e desfrutar a felicidade derivada da Lei que surge em nossa vida.

Cada um de nós pode, definitivamente, atingir esse estado de paz e felicidade. E como essa paz e felicidade derivam de nossa vida, são duradouras. Não se trata de conduzir uma existência tímida e fraca, procurando evitar obstáculos e maldades.

Ao contrário, devemos ter o espírito de ‘Haja o que houver, eu sobreviverei!
Eu escalarei uma outra montanha!
E quanto mais escalar, mais poderei desfrutar minha vida e mais pessoas poderei tornar felizes’. O Budismo Nitiren é o ensino para conduzir a suprema vida ativa”.

Todas as citações constam nas seguintes fontes:
BS, edição nº 1.213, 28 de fevereiro de 1993, p. 4.
BS, edição nº 1.447, 7 de fevereiro de 1998, p. 3.