quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como não desanimar e manter o estado de vida elevado diante de situações desesperadoras?

Esclarecendo

O Budismo Nitiren garante sua iluminação, não importa a circunstância. A felicidade absoluta é uma realidade. No escrito O Portal do Dragão, o Buda transmite esperança e coragem ao ensinar como se atinge a iluminação diante de uma situação desesperadora.

A lenda do Portal do Dragão

Ela trata das dificuldades e da impossibilidade de atingir o estado de Buda. De fato, no período atual, dos Últimos Dias da Lei, devido a uma infinidade de obstáculos e maldades é praticamente impossível atingir o estado de Buda. Mas não se apegue à lenda; e, sim ao Gosho.

O escrito O Portal do Dragão

Diante de uma realidade desesperadora, Nitiren Daishonin apresenta de maneira direta como se atinge o estado de Buda no momento presente. É disso que trata a carta. Ao transmitir o bastão espiritual aos seus discípulos, ele também transmite sua iluminação.

O ponto central da carta

É a frase que diz: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento”.

Por que é impossível atingir o estado de Buda?

Para uma pessoa que vive baseada no juramento Seigan e na unicidade de mestre e discípulo, atingir o estado de Buda é perfeitamente possível e natural. Para quem não vive baseado nesses dois pontos, vale a lenda da cachoeira. Ou seja, é impossível.

Compartilhar a mesma missão

Diante das circunstâncias dos seus discípulos, Nitiren Daishonin brada para que eles façam e vivam um grande juramento e permaneçam unidos no propósito de realizar o Kossen-rufu.
E, acima de tudo, Nitiren Daishonin louva o fato deles compartilharem da mesma missão que ele. É uma carta emocionante do Buda a seus discípulos vivendo o drama do Kossen-rufu.

Transmissão do bastão



O Buda Nitiren escreveu para discípulos que já estavam vivendo o juramento Seigan e a unicidade de mestre e discípulo? Sim.

Ele escreve a carta para louvar seus discípulos e para transmitir o bastão espiritual do Kossen-rufu.

Lembre-se que Nanjo Tokimitsu, o recebedor desta carta, estava vivendo em meio à severa Perseguição de Atsuhara, na qual os discípulos sofriam ameaças contra a própria vida devido à prática do Budismo de Nitiren.

O presidente Ikeda confirma: “Aprendamos com este escrito, que pode ser visto como fonte de inspiração do espírito de ‘16 de Março, Dia do Kossen-rufu’ (...) O tema principal do Sutra de Lótus nos mostra Sakyamuni transmitindo a Lei aos verdadeiros sucessores e confiando-lhes a missão de propagá-la amplamente depois de sua morte.

De modo similar, no Gosho, vemos o Buda Nitiren Daishonin orando incessantemente pelas pessoas capazes ‘de herdar o espírito do Sutra de Lótus’ (WND, v. 1, p. 839), desejando, de coração, saúde, vitória, segurança, longevidade e progresso a seus seguidores. As cartas do Buda são repletas de instruções e alento aos discípulos que o sucederão.”

O que garante sua iluminação?

O juramento Seigan, a unicidade de mestre discípulo e a existência de uma comunidade harmoniosa de praticantes com o espírito de ‘‘diferentes corpos, uma única mente’’ (Itai Doshin).

O presidente Ikeda afirma:

“Precisamente por ser tão difícil manter a fé na Lei Mística numa era assim, os laços de mestre e discípulo adquirem importância decisiva no Budismo. Do mesmo modo, torna-se indispensável a existência de uma comunidade harmoniosa de praticantes solidamente unidos por um mesmo propósito — denominada por Nitiren Daishonin ‘diferentes corpos, uma única mente’.”

O Mestre reafirma:

“A Soka Gakkai possui laços de mestre e discípulo com a força necessária para resistir a quaisquer adversidades. Seus membros — pessoas comuns de espírito nobre, que estão polindo a vida enquanto se dedicam à fé com o mesmo compromisso que o Mestre — mantêm firme união. Como magníficos dragões nascidos da escalada triunfante da cachoeira, incontáveis membros vivem com dignidade e convicção fortalecidos pelo desafio pessoal de continuar à fé. São pessoas que superam a si mesmas.”

Resumindo

No contexto da lenda, já somos “dragões” e a nossa missão é fazer chover.

O que pode te derrubar?

Uma vez que se vive no contexto da prática budista inspirada pelo juramento Seigan, o que seria um impedimento? As “más ­influências” ou “maus amigos”.

Quem são os “maus amigos”?

“Maus amigos” é tudo aquilo que te leva a pensar que a sua prática diária (Gongyo, Daimoku, Chakubuku e Kossen-rufu) é um peso.

A diferença de enfoque determina tudo

“Os dragões têm a árdua tarefa de fazer chover. Esse labor pode ser considerado um peso ou uma missão, dependendo de como cada um o vê. Essa diferença de enfoque ou de atitude também determinará se seremos vencidos pelas ­influências negativas — maus amigos — ou se atingiremos o estado de Buda.”

O que importa é o coração

“Na realidade, como afirma Nitiren Daishonin, ‘o que importa é o coração’ (WND, v. 1, p. 1.000). Essa diferença de postura ou de sentimento depende de assumirmos ou não o ‘grande juramento’ mencionado nesta carta.”


“Para que nossa prática do Sutra de Lótus ou da Lei Mística culmine em triunfo, devemos abraçar — de vontade própria e com alegria — a missão de compartilhar sofrimentos de mais e mais pessoas e enfrentar dificuldades ainda maiores em nossa causa pela paz e felicidade da humanidade.”

O significado de um grande juramento

“Nitiren Daishonin solicita que busquemos ativamente essa forma de viver e que escalemos com bravura o ‘Portal do Dragão da fé’ como sucessores do Kossen-rufu, para atingirmos o estado de Buda, sem falta. Como praticantes da Lei Mística, este é o significado de ‘viver com base num grande juramento’.”

Grande juramento é Kossen-rufu

“Na carta, Nitiren Daishonin proclama: ‘Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento’ (WND, v. 1, p. 1.002). Esse ‘grande juramento’ é o juramento do Buda — a realização do Kossen-rufu —, conforme explica: ‘O grande juramento refere-se à propagação do Sutra de Lótus’.”

O que faz um buda?

Reforçando, o que garante a iluminação de todas as pessoas são três pontos: o juramento Seigan, a unicidade de mestre discípulo e uma comunidade harmoniosa de praticantes. Logo, a missão de um buda é garantir que esses três pontos existam.

Estado de Buda — o importante é manter

Para um buda manter o seu estado de vida iluminado, ele deve se dedicar a conduzir outras pessoas à iluminação.

E quem são essas pessoas?

Especialmente os jovens. Porque garantir a vitória de um jovem é garantir a vitória no presente e no futuro. Assim o Kossen-rufu se torna um fluxo constante e seguro.

Quem molda a época?

“Quem molda a época são os jovens. Por isso, nossa missão e responsabilidade, como budistas, é desenvolver jovens capazes de assumir essa tarefa.”

O único meio de realizar o Kossen-rufu

“Também é especialmente importante que nós, membros da SGI, asseguremos um fluxo contínuo de jovens sucessores que percebam com clareza a dor e o sofrimento da sociedade e que sejam pioneiros de uma nova era. Esse é o único meio pelo qual poderemos realizar a nobre tarefa do Kossen-rufu. Líderes autênticos do Kossen-rufu desenvolvem jovens e confiam tudo a eles.”

Espírito juvenil

“De nossa parte, é importante conservarmos sempre o espírito juvenil e nos empenharmos com os jovens. Precisamos forjá-los e legar-lhes o futuro com total convicção. Os que se dedicam sempre ao lado dos jovens são pessoas vencedoras, possuidoras de um espírito sublime.”

Concluindo

“O ‘grande juramento’ do Budismo somente torna-se realidade com o persistente desafio de atuar na sociedade e dedicar-se quanto for necessário para inspirar e encorajar, de todas as formas possíveis, as pessoas que conhecemos.

Por isso, os presidentes Makiguti e Toda atribuíam tanta importância ao diálogo de vida a vida e às palestras. O caminho para cumprir o grande juramento do Kossen-rufu encontra-se no contínuo diálogo com as pessoas ao redor para transmitir a elas, de coração, a grandiosidade da Lei Mística, a chave da genuína felicidade.”
 De vontade própria e com alegria