sábado, 29 de junho de 2013

Como orar para concretizar os objetivos

22 DE MAIO DE 1999 EDIÇÃO Nº 1509

Em junho, no dia 10, é comemorado o dia da fundação da Divisão das Senhoras da Soka Gakkai. Em 1951 o presidente Toda, juntamente com 52 senhoras, deu a partida para o estabelecimento dessa Divisão. E é principalmente a Divisão das Senhoras que vem comprovando a força do Nam-myoho-rengue-kyo, como consta no Gosho:

Mesmo que fosse possível errar ao apontar a terra, que a maré não tivesse fluxo nem refluxo, que o Sol se levantasse no Oeste, jamais aconteceria de as orações do devoto do Sutra de Lótus ficarem sem ser concretizadas. (Sobre a Oração, Gosho Zenshu, pág. 1.351.)

Esta frase mostra a convicção de Nitiren Daishonin em relação aos benefícios provenientes do Daimoku. Por meio dela, incontáveis companheiros vieram realizando sua revolução humana desde o início da Soka Gakkai.

Entretanto, pode haver pessoas que se lamentam dizendo: Recito duas, três horas de Daimoku diariamente, e não consigo resolver o meu problema ou Pratico há mais de dez anos e ainda não transformei o meu carma de doença.

Qual a diferença entre os que transformaram suas condições adversas e os que continuam vivendo suas amarguras? Poderiam dizer: Falta Daimoku, Deveria se dedicar mais às atividades, Não há sinceridade, ou mesmo Ainda não chegou o momento. Talvez um ou vários desses pontos estejam corretos, mas há ainda uma razão essencial que engloba as demais.

O presidente Ikeda, em sua primeira visita ao Brasil em 1960, declarou: 

A recitação do Daimoku com toda a seriedade é a fonte básica de onde brotará a energia para esse grande desafio. Além disso, seu Daimoku deve ser como um juramento.(...)

Em se tratando de oração, existem pessoas que não se esforçam e ficam apenas esperando que a resposta de seu pedido caia do céu. Se uma religião permite essa conduta, estará então corrompendo o ser humano. 

No budismo de Nitiren Daishonin a oração é originalmente um juramento e sua essência é o Kossen-rufu. Em outras palavras, significa orar resolutamente com a seguinte determinação: 
Eu vou realizar o Kossen-rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovações também em meu trabalho. 
Por favor, faça com que eu possa evidenciar o máximo de minhas forças.

Esse deve ser o contexto básico de nossas orações. Com essa disposição, devemos estabelecer objetivos claros a serem realizados a cada dia, desafiando-os e orando pela concretização de cada um deles. É dessa seriedade e forte determinação que emergem a sabedoria e a criatividade, e é daí que se abre o caminho do sucesso. (Nova Revolução Humana, vol. 1, pág. 195.)

O presidente Ikeda mostra com clareza a atitude correta de recitar o Daimoku. Pode ocorrer de alguém sentar-se diante do Gohonzon, recitar horas de Daimoku e achar que fez sua parte, deixando o resto por conta do Gohonzon. E quando o resultado não aparece, acaba responsabilizando o Gohonzon ou os fatores externos. 

Quando manifestamos toda a nossa coragem e oramos com uma disposição como: Juro que resolverei meu problema financeiro, Juro que transformarei meu carma de doença, Juro que resolverei esta questão, com certeza percebemos que esta é a atitude para transpor as dificuldades. 

Neste momento, transferimos para nós a responsabilidade de encontrar um caminho, e nos imbuímos de coragem e dinamismo. Na realidade, não nos dirigimos ao Gohonzon para mendigar benefícios, mas, como consta nas próprias orações silenciosas, para oferecer orações e criar uma cerimônia de sinceridade e decisão.

É por esta atitude corajosa que se comprova a manifestação dos quatro poderes do Buda, da Lei, da fé e da prática. Os poderes do Buda e da Lei estão contidos no próprio Gohonzon. O que precisamos é a manifestação dos poderes da fé e da prática que dependem unicamente de cada um. É a união desses quatro poderes que nos capacita concretizar os objetivos.

Dessa forma, vamos desafiar a recitação do Daimoku neste período tão importante que antecede a Primavera da BSGI e agir como está escrito no Gosho:

Os benefícios que desfrutarão por protegerem aqueles que recebem e sustentam o Nam-myoho-rengue-kyo serão insondáveis! Serão benefícios esplêndidos! 

Realmente maravilhosos! Esta passagem exprime indiretamente que nós, seres humanos, estejamos caminhando, parados, sentados ou deitados, deveríamos recitar 
Nam-myoho-rengue-kyo
(END, vol. VI, pág. 230.)