sábado, 21 de dezembro de 2013

Eu sou BUDISTA e celebro o natal!

Considerando as origens do Natal, enquanto muitos adoram o nascimento de Cristo no natal, o feriado originalmente era em homenagem ao solstício de inverno

A árvore de Natal, embora a verdadeira origem não seja precisamente conhecida, acredita-se ser de origem pagã, essencialmente “cristianizada” através da conversão de várias sociedades ao cristianismo.

Natal moderno, em grande parte do mundo, tem um apelo comercial muito forte - dizem às pessoas que é importante comprar, comprar, comprar, dar, dar, dar.

"Enquanto alguns mantêm suas tradicionais práticas cristãs, para muitos não é só isso. Curiosamente, os japoneses são essencialmente budistas, xintoísta, e geralmente uma combinação dos dois, mas eles celebram o Natal na forma de pequena troca de presentes, festas modestas com parentes e amigos, bolo de natal, e uma refeição ao estilo ocidental."

O que, nós budistas, celebramos é o espírito natalino – amizade, união, compaixão, amor, etc. Principalmente, aproveitamos a oportunidade para rever parentes e amigos que moram longe.

O Natal é a época das confraternizações, na família, no trabalho, na escola, etc. nos reunimos com os nossos diversos grupos sociais para mostrar gratidão pela parceria e amizade desenvolvida durante o ano. Para comemorar as realizações e para fazer planos p melhorar as questões pendentes e que não deram certo.

Tudo no Natal remete ao princípio budista muitos corpos e uma única mente – os rituais de montar a árvore de natal, de mandar cartões aos vizinhos e amigos distantes, de preparar a ceia e reunir a família a mesa – tudo isso mostra que apesar das diferenças todos nós sabemos que a união, a solidariedade e o cuidado para que todos se sintam acolhidos no festejo natalino é em sí a materialização do amor. Este sim, é o melhor e maior presente que podemos receber uns dos outros.

O Natal é em essência, a festa do coração, onde ele se amolece e se entrega, sem resistência, na sua totalidade e acolhe a VIDA!

FELIZ NATAL!