sábado, 19 de outubro de 2013

Budismo e o Instituto Royal

Como Budista eu acredito no potencial ilimitado do ser humano, na sua inteligência e sabedoria inatas para construir um mundo melhor para todos nós.

Sou uma otimista por natureza e tenho o não-conformismo no meu DNA.

Como o budismo nos ensina, os momentos cruciais na nossa vida são uma grande oportunidade de realizar a nossa revolução humana. Assim como no individual, os momentos cruciais também acontecem no coletivo, na sociedade, e são uma grande oportunidade de transformação – um caminho aberto para a “terra da luz tranquila”.

Como BUDISTAS prometemos conduzir TODOS OS SERES VIVENTES no caminho da iluminação.

“Ilimitados seres viventes obterão o fruto do Estado de Arhat. Ilimitados seres viventes despertarão para a iluminação do Pratyekabuda.
Um inconcebível número de seres viventes resolutamente decidir-se-ão pela Via do Buda e encontrarão a não-regressão”.

Apesar de em vários momentos no sutra de lótus ele falar em homem, mulher e seres humanos, quando se trata de iluminação ele sempre se refere a SERES VIVENTES – dando amplitude e importância aos seres que habitam este planeta.

Este momento é um momento crucial para a ciência
 e para a sociedade!

A invasão do Instituto Royal trás o foco da mídia para o uso de animais em experimentos científicos. Infelizmente algumas empresas ainda trabalham de forma arcaica, o governo financia – com o nosso dinheiro – metodologias que ferem a vida e a sua dignidade e muitas pessoas da sociedade se mantém ignorantes a esta realidade.

Através de uma pesquisa na internet, podemos verificar que, LENTAMENTE, cada vez mais empresas acordam para esta realidade que envolve não apenas questões éticas e morais, mas também, questões HUMANISTAS.

Um pequeno exemplo é o trabalho que a Fiocruz vem desenvolvendo para descobrir métodos alternativos aos testes em animais:

Porém, como disse antes, a ignorância e a ganância tornam este avanço lento. Falta interesse da indústria e do governo e pressão da sociedade.

Estamos num momento CRUCIAL e cabe a nós ACELERARMOS o processo de mudança na pesquisa científica - tenho certeza que esta ação contra o #institutoRoyal , se contar com o apoio massivo da população, inaugurará uma nova era que será benéfica a todos nós - humanos e animais!

Ex: "Desenvolvemos um método de olhar para uma proteína e ver como, exatamente, ela faz o que faz. Isso pode ser usado, por exemplo, para desenhar drogas", citou Warshel, por telefone, ao ser questionado por uma jornalista sobre quais avanços seu trabalho trouxe."

Que o dinheiro que o governo investe em pesquisas, seja DIRECIONADO às pesquisas que realmente beneficiem a ciência e todo o ecossistema!

Como budistas não podemos ficar assistindo a tudo isso 
de cima do muro.

"Se você não tem a coragem de ser um inimigo do mal, então também não pode ser um amigo do bem."  (Makiguti )

No caso do #institutoRoyal, não existe meio termo - a invasão e resgate dos cães é fato, ACONTECEU.

Ou se fica a favor dos ATIVISTAS ou a favor do Instituto Royal.

As redes sociais são ferramentas poderosas para ajudar um lado ou o outro e esta pressão pode definir o rumo do processo judicial que não será fácil para os ativistas.

Não é momento de filosofar é o momento da REAL opinião - posicionamentos.

Momento de CORAGEM para dar um passo para um lado ou para o outro.

Vamos meditar, fazer muito daimoku, para que possamos contribuir da melhor forma possível e para que a sociedade desperte para a COMPAIXÃO, solidariedade e sabedoria.

Lutemos todos juntos para banir o sofrimento e conduzir a nossa sociedade a felicidade absoluta do estado de vida Buda.


A voz realiza o trabalho do Buda!
Compartilhem esta mensagem e converse com as pessoas próximas a você!

Assistam esta matéria do Hoje em Dia para entender melhor o que aconteceu - o Instituto Royal já vinha sendo investigado pelo Ministério Público e a invasão aconteceu depois que as negociações falharam:

----------------------------------------------

Ao invés do Fantástico assistam o Domingo Espetacular, que com absoluta certeza fará uma matéria melhor do que a Globo.

A Rede Record vem se posicionando cada vez mais a favor da causa animal e se comprometendo a mostrar a verdade neste assunto ainda "polêmico".

Corroborando com o que foi dito acima sobre MOMENTO CRUCIAL e a nossa postura como budistas, vejam este vídeo:


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Professor dá aula sobre felicidade e budismo no Jô Soares.

Clóvis de Barros Filho leciona Ética na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 
Sua entrevista no Programa do Jô foi ao ar no último dia 27 de setembro, na Rede Globo, e o  vídeo se tornou um dos melhores virais no FaceBook.



O motivo para a participação do professor no programa era o lançamento de seu livro “A Filosofia explica as grandes questões da humanidade”, da editora Casa da Palavra. No entanto, o trecho da entrevista compartilhado milhares de vezes mal trata sobre esse assunto, mas sim sobre "felicidade".


Neste vídeo há vários princípios  budistas que foram ensinados há 3.000 anos pelo Sakyamuni ( Sidarta Gautama ).

O prof. Clóvis explica os estados de vida de uma forma diferente: ele fala, a alegria é um estado de passagem para revelar algo muito maior dentro da gente.

Quando ele está dando aula às 10:00h e seu estado de alegria está forte - de repente bate na porta da sala a secretária falando que ele está incomodando os outros professores.
Para onde vai o estado de alegria dele? para o saco!

Vejam o texto sobre os 10 estados de vida: Clique Aqui!

Outra coisa interessante que o budismo nos ensina - NIJI.

A percepção que ele teve aos 13 anos de idade "neste momento" TRANSFORMOU O SEU INTERIOR e isso refletiu no seu exterior!

Até os 13 anos ele tinha uma existência miserável, como ele mesmo disse: era o cara estranho e a participação na aula dele deve ter sido mais para fazer bullying do que para aprender. 

Porém, ele percebeu o momento, teve sabedoria e energia vital para MUDAR O JOGO!
Ele entrou no pequeno palco como o bobo da corte e saiu respeitado.

Estes momentos acontecem na vida de todos nós e o budismo nos ensina a estarmos preparados ( energia vital e sabedoria ) para neste momento (niji) mudarmos a nossa história. Apagar o sofrimento do passado e construir um futuro brilhante.

Tudo o que precisamos para mudar a nossa vida, erradicar o carma negativo e criar carma positivo, está dentro de nós mesmos.
Revelar o nosso verdadeiro e ILIMITADO potencial é possível através da prática budista.

A vibração do mantra NAM - MYOHO- RENGUE- KYO  faz com que o estado de Buda inerente em nossas vidas se manifeste na forma de POSITIVISMOLIBERDADEAUTO-ESTIMACORAGEM e acima de tudo SABEDORIA! 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

São Francisco de Assis e o Buda Sakyamuni.

Hoje no dia 04 de outubro, dia em que os católicos comemoram o São Francisco de Assis, devemos aproveitar a oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a nossa responsabilidade em proteger e cuidar dos animais. 

Como BUDISTAS prometemos conduzir TODOS OS SERES VIVENTES ao caminho da iluminação.

“Ilimitados seres viventes obterão o fruto do Estado de Arhat. Ilimitados seres viventes despertarão para a iluminação do Pratyekabuda. 
Um inconcebível número de seres viventes resolutamente decidir-se-ão pela Via do Buda e encontrarão a não-regressão”.

Apesar de em vários momentos no sutra de lótus ele falar em homem, mulher e seres humanos,
quando se trata de iluminação ele sempre se refere a SERES VIVENTES – dando amplitude e importância aos seres que habitam este planeta.

Outra passagem clara é o trabalho do seu discípulo Manjushri nas terras do rei Dragão – um ANIMAL. Ele caracteriza o discípulo no trecho “como ser humano” e mostra a diversidade das criaturas que podem alcançar a iluminação através dos “seres viventes”.

O Bodhisattva Sabedoria Acumulada indagou a Manjushri: 

Como ser humano, quantos seres viventes você ensinou lá no Palácio do Dragão?"

O Bodhisattva Manjushri respondeu: 
“Um número ilimitado e incontável, que não pode ser expresso em palavras ou sondado pelo pensamento. Espere apenas um momento e você obterá a prova por si mesmo”.

Outro exemplo muito explícito é a iluminação da filha do rei dragão de 8 anos de idade – um ANIMAL, fêmea e criança. 
Muitos budistas não acreditaram na sua iluminação por julgá-la impossível, aqui o Shakyamuni mostra alguns pre-conceitos da época: ás mulheres, crianças e animais – segundo os “sábios” seguidores do budismo – não era permitido alcançar a iluminação.

Então, filha do rei dragão alcançou a iluminação, se transformou em um homem, conduziu várias pessoas à iluminação e voltou a sua forma original para provar para os seguidores de Shakyamuni que 
mulher, criança e também ANIMAIS podem atingir a iluminação através do Sutra de Lótus.

Quanto aos animais, estes não são dotados de livre arbítrio e muito menos da capacidade de fazer os seus próprios julgamentos diante de situações e pessoas. Sendo assim, estes alcançam a iluminação através dos seres humanos os quais convivem no mesmo ambiente.

O Ser Humano é o único ser vivente capaz de alcançar a iluminação sem ajuda de outros, pois tem a capacidade de decidir o seu próprio caminho. E esse tem a grande responsabilidade de conduzir os seres, que não têm a capacidade de trilhar o caminho sozinhos, a iluminação.

Quando escutamos o pedido de Shakymuni, Nitiren e Daisaku Ikeda: 
transforme o lugar em que você vive na terra do Buda, para quem tem um conhecimento profundo dos ensinamentos budistas, sabe que eles nos urgi à conduzir todos os SERES VIVENTES no caminho da iluminação. 

A terra do Buda é composta de seres humanos, animais, vegetais e minerais, pelo que sabemos, seria impossível o nosso planeta se tornar a terra do Buda se deixássemos qualquer um destes grupos sem alcançar a iluminação.

Ouvimos muito alguns budistas falarem: 
estou salvando vidas com o Nam-Myoho-Regue-Kyo e a filosofia do Sutra de Lótus. Sim, salvamos muitas vidas, porque damos a ferramenta ( NMRK) às pessoas para se salvarem de si mesmas. 

O Sutra de Lótus nos tira da escuridão fundamental e nos conduz a uma vida mais descomplicada e feliz – nos ensina a “escalar as montanhas” do nosso dia-a-dia de forma mais determinada, corajosa e sábia, superando obstáculos e carma de forma definitiva.

Ensinamos o ser humano a salvar a si próprio através do Sutra de Lótus, e os animais?

Esses não têm a capacidade de salvar a si próprios da maldade humana e muito menos trilhar o caminho da iluminação por si só.

Pergunto, qual a sua atitude perante a isso? 

Você realmente acha que se preocupando em ensinar pessoas o mantra NMRK e deixando de lado os animais e o meio ambiente está cumprindo o grande juramento budista?

Você realmente acha que quando o seu ego te domina e você mostra, cheio de pose e orgulho, a quantidade de chakubukus que você fez ou o tamanho e desenvolvimento do seu bloco/comunidade, você está realizando um trabalho budista exemplar?

Você realmente acha que ignorando os seres viventes vulneráveis que dependem exclusivamente de você para alcançar a budicidade, você está realizando o trabalho de um verdadeiro discípulo de Shakyamuni?

É uma questão de humanidade proteger e cuidar do bem-estar dos animais e é uma questão budista conduzi-los a iluminação. 

As pessoas que fogem desta responsabilidade ainda não despertaram para o verdadeiro sentido da palavra humanismo e budismo.

Clique na imagem
Esterilizar (castrar) o seu animal de estimação é um ato de amor: evita que coloquemos mais animais no mundo para sofrer maus tratos e dar a chance de um que foi descartado encontrar uma nova família – ter uma chance na vida. Evita também o câncer de testículo e piometra nas fêmeas, mais comuns do que vocês imaginam.

A injeção anticoncepcional para as fêmeas é uma crueldade, já foi comprovado pela ciência que é a principal causa de câncer de mama.

A castração não impede o macho de cruzar, ele continua com a libido, porém acalma os hormônios e evita a situação desagradável de ter um cachorro subindo nas pernas das visitas. Com a esterilização ele continua cruzando quando encontra uma fêmea no cio e tem o seu desejo ativado pelo cheiro que ela exala, mas não descontroladamente e compulsivamente como antes da castração. 

Despertar para a sua responsabilidade com estes seres indefesos significa agir efetivamente: 
  • cuidar dos que estão sob sua guarda, 
  • ajudar os abandonados ( amenizando o sofrimento deles): colocando água e alimento nos locais em que se encontram.
  • Oferecendo ajuda financeira ou voluntária para as ONGs ou protetores independentes.
  • Adotando e incentivando a adoção de animais abandonados.
  • Levando a mensagem da proteção e bem-estar animal aos familiares e amigos.


* Um verdadeiro discípulo do Buda não cumpre o juramento que fez pela metade, PENSE NISSO!


Você está contribuindo para a proteção e bem-estar animal na sua cidade?


"Se você não tem a coragem de ser um inimigo do mal, então também não pode ser um amigo do bem."  (Makiguti )

Relato da Gatinha Gorda: Clique Aqui!
Como os Seres inanimados alcançam a iluminação ( mineral, vegetal, etc.): Clique Aqui!

O Bem que você faz, é o bem que te faz
Iluminando o caminho dos outros, você está iluminando o seu próprio caminho.