quarta-feira, 24 de julho de 2013

Renato Ishigami – Um Inverno Rigoroso

Ontem, 23/07/13, recebemos a triste notícia do falecimento do Renato.

Nós e o Renato trocamos vários emails, o considerávamos mais do que um "autor" e sim um amigo.
A batalha dele contra o câncer sempre foi inspiradora para nós, e com as orientações - pessoais dele - transmitimos a mesma energia e FÉ para os amigos que estavam lutando contra este poderoso inimigo ( câncer).

Estamos, ao mesmo tempo, felizes porque ele teve uma existência VITORIOSA, a palavra certa é EXTRAORDINÁRIA!

Quem não leu o livro "Um inverno Rigoroso", por favor, o faça - só lendo para entender como o Ser Humano é fantástico quando entende e desenvolve o seu potencial inato!

Download do livro em PORTUGUÊS, Um Inverno Rigoroso: Clique Aqui para o livro e Anexos.!

Download do livro em INGLÊS, A Rigorous Winter: Clique Aqui for book and attachments!

Aproveitando para deixar aqui a sabedoria do Renato explícita em um dos e-mails que trocamos.

" Olá Renato,

Obrigada pela contribuição da sua familia p o Kossen-Rufu.. o livro é simplesmente uma obra de arte.. um incentivo maravilhoso!

Tenho uma amiga que começou a praticar, depois cedeu a pressão da família e voltou p o catolicismo - me disse que tinha necessidade de um deus e que tudo que os pais, católicos, falavam com ela fazia sentido.

Agora ela voltou a se interessar pelo Budismo novamente... ela acabou de ler Um Inverno Rigoroso que mandei p ela.
O pai dela sofre de linfoma- câncer - há alguns anos...

Ela me disse que adorou o livro, só achou estranho fazer daimoku o dia inteiro...
Disse que não conseguiria, e tb deve ter achado um pouco de fanatismo.
Ela disse que ficou imaginando, essas pessoas não trabalham?
Como conseguem ficar o dia inteiro meditando?
Não interagem com o mundo?
E os outros filhos?"

Resposta do Renato ( 13 de Janeiro de 2010):

“Olá Anne,

A grande pergunta que todos nós temos é: O que é melhor......a quantidade da oração ou a qualidade?

A minha resposta baseada na minha experiência é: quantidade com qualidade.

Muitas vezes a quantidade da oração assusta as pessoas.....principalmente aquelas que não costumam orar com quantidade em suas religiões atuais.

Concordo com a sua amiga....pois olhando de fora aparenta um bando de malucos ou fanáticos.

E era assim que todo o resto da família nos classificava na ocasião; ficar horando 12 horas diárias para alcançar um objetivo impossível de se conquistar era coisa de desesperados, e com certeza era assim que os meus pais estavam.........

Gostaria de observar que até hoje não existe cura para o Linfossarcoma. Continua sendo um câncer 100% fatal.

Nós oramos para podermos despertar a nossa BUDICIDADE que nada mais é do que o potencial do universo que existe dentro da vida de qualquer ser humano. Uma vez manifesto este potencial podemos conquistar e transformar qualquer circunstância por mais impossível que possa parecer.

O único meio que conheço para tanto é a recitação do Daimoku (Nam-Myoho-rengue-kyo). 

Este é a grande receita que o Buda deixou para nós. Lembre-se que não oramos pedindo para o Buda. Nós fazem esta meditação para tornarmos um Buda nesta vida. Aqui e agora.

Então......se isso for verdadeiro......pergunto........quanto tempo de oração preciso para despertar esta minha budicidade?

Depende da particularidade de cada um..........................como assim?

Vamos usar o exemplo de uma pessoa que está querendo fazer exercícios físicos por algum motivo.......

Ele pode ter diferentes objetivos e consequentemente terá que se dedicar aos exercícios, ou gastar o seu tempo de acordo com cada um deles.

Se ele quer apenas melhorar o seu condicionamento físico.............quanto tempo teria que caminhar todos os dias.........................uma hora diária talvez. (Dependendo do seu estado físico atual).

Se gostaria de perder uns 15 quilos de barriga e ficar com corpo de garoto de 18 anos.............talvez além da caminhada, uma série de outros exercícios além de abdominais por pelo menos 1 ano. Sem contar o fato de continuar mantendo o peso depois.

Agora e se o objetivo dele for o de ganhar a próxima São Silvestre no final do ano?

Aí terá que contratar um médico, um fisioterapeuta e um treinador e se dedicar por pelo menos 4 a 6 horas diárias até Dezembro.

Pergunto...................será que não dá para ser campeão treinando somente aos Domingos uns 10 minutinhos? Não gosto muito de esforço.......

Então......................o exercício para o caminho do Estado de Buda funciona da mesma forma. Quanto maior for o nosso objetivo maior deverá ser a nossa dedicação em meditações.

Somente as pessoas que dedicam alcançam as suas metas.

Uma vez li que enquanto os seus amigos iam para as baladas...............o Ayrton Senna ficava treinando Kart, principalmente quando estava chovendo. Tenho certeza que muito destes amigos diziam que ele era maluco.

Na ocasião tínhamos um único objetivo. Derrotar esta doença incurável que me levaria a morte. Durante aquele período nada mais tinha prioridade. Abrimos mão de tudo para dedicar a este objetivo.

Agora que tenho um filho de 10 anos................entendo que faria o mesmo por ele.

Passado 37 anos estou desfrutando de toda esta luta sem nenhum arrependimento. Talvez tenha me esforçado em demasia por cerca de 6 meses, mas já ganhei mais de 36 anos de vida.

E não foi só por conta do câncer......................toda vez que pretendo conquistar algo grandioso lanço uma grande quantidade de daimoku...........e confesso que nunca me arrependi por isso.

Desculpe-me a expressão pois nem a conheço para tanto......mas quando quero cutucar as pessoas que tenho intimidade digo:

Ser BUNDA qualquer um pode ser...................agora BUDA é só para os corajosos que nunca aceitam a derrota como resposta.

Um abraço,”
-----------------------------------

 Renato Ishigami, um Buda em vida e um Buda em morte, obrigada por tudo!

A sua história será sempre contada e recontada por várias gerações – trilhamos o mesmo caminho, temos uma ligação de vida!


Gratidão!
--------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem do seu irmão Ricardo Ishigami:


Em nome da família agradecemos o imenso apoio!! 



O meu irmão foi um herói!!


Durante os últimos seis anos estava com cerca de 50% da circulação no cérebro mas continuou incentivando as pessoas.

Este feito pode ser comparado a viver seis anos no topo do Everest sem oxigênio incentivando todos os alpinistas que conseguiam chegar lá.



Vi duas mortes do meu querido irmão: 


A) Quando ele tinha apenas nove anos e estava com a metástase do câncer que já tinha dominado 100% de um pulmão e 40% do outro com apenas algumas semana de vida.

Vimos ele lutar contra o câncer como um leão incentivando milhares de pessoas.

Lembro-me dele contando que tinha visitado um rapaz em um estado terminal e ao encontrá-lo..pensou... Cheguei tarde demais mas tenho que incentivá-lo!!
Alguns anos depois em um Festival Cultural um rapaz saudável se aproximou dele e disse:

Você se lembra de mim?
O meu irmão disse que não.
O rapaz o abraçou dizendo que ele era aquele que estava em estado terminal e havia se recuperado.

Meu irmão me contou este fato brilhando de alegria.

Por favor guardem esta memória do meu irmão!! 
Depois de se recuperar do câncer viveu mais 41 anos de constantes vitórias, se apaixonou, casou e teve o meu querido sobrinho Guilherme e nunca hesitou em ir incentivar quem necessitasse mesmo estando no ar rarefeito.

Como o cérebro começou a ficar comprometido e ele já havia decidido que não iria dar trabalho para ninguém, decidiu partir para as suas próximas missões.

Respeitamos muito esta decisão dele.

Eu tenho muito orgulho e boa sorte de tê-lo como irmão e agora enquanto oro do lado dele no velório posso comprovar seu aspecto iluminado.

Sem a luta dele nunca estaria escrevendo esta mensagem e orando calorosamente nesta madrugada fria

Forte Abraço

Família Ishigami
------------------------------------------------------------------
“Através das minhas comprovações particulares, da minha coragem, postura e ação permeadas pela prática da fé , me tornarei um ícone de vitória que norteará, trará inspiração para a vitória de diversas outras pessoas. Sempre digo que transformarei os meus sofrimentos individuais em grandes vitórias coletivas. Entendo que esta é a minha missão !!!!” Renato Ishigami  (2009)