Edição 1863 - Publicado em 14/Outubro/2006 - Página B3
Muitas pessoas têm idéias, mas poucas conseguem colocá-las em prática. Porém, a iniciativa é fundamental para obter sucesso nos estudos, no trabalho, enfim, na vida diária. Veja algumas dicas para fazer acontecer e tornar sua vida muito melhor:


1. Visualize com detalhes, como se tudo já estivesse realizado: 
“A crença de que vencerão sem falha concentra toda a sua força, até mesmo aquela que é normalmente latente, e faz seu triunfo tornar-se realidade. (...) Quando prefiguram o resultado da vitória, gravam isso em seu coração e mantém-se firmemente convictos de que o atingirão. Seu cérebro faz todo o esforço para realizar a imagem mental que criaram.” (Coletânea de Orientações, vol. II, pág. 81.)
2. Comece imediatamente: 
Se sentir que é o momento para realizar determinado projeto, aja sem hesitação e dê o primeiro passo.
3. Dê o melhor de si e faça tudo com alegria:
Não faça nada por fazer. Empenhe-se para realizar o melhor. Esteja disposto a se envolver integralmente para tornar o impossível em possível.
4. Seja otimista: 
“É natural que pessoas de todos os lugares, independentemente de sua origem, passem por problemas e sofrimentos; muitos batalham contra as dificuldades financeiras ou a pobreza. No entanto, o que importa não é ficar deprimido nem desencorajado, mas sim manter o espírito brilhante e otimista e desafiar a si próprio quanto mais difícil a situação ficar. Esse é o modo de vida do budismo, que ensina que ‘os obstáculos são a paz e tranqüilidade’ e que os ‘desejos mundanos são iluminação’.” (Brasil Seikyo, edição no 1.772, 20 de novembro de 2004, pág. A3.)
5. Concentre-se nos seus pontos fortes: 
Não se deixe bloquear por seus pontos fracos. Ancore-se no que você tem de melhor. Quanto mais realçar suas qualidades, menos visíveis se tornarão seus pontos fracos.
6. Energia e planejamento: 
Não desperdice sua energia começando muitos projetos sem concluir nenhum. Faça um planejamento e aperfeiçoe-o enquanto entra em ação.
7. Busque soluções. 
Em vez de se concentrar no problema, pense em como resolvê-lo. Muitas vezes nos concentramos mais nos problemas e eles parecem muito mais difíceis de se resolver.
8. Crie condições favoráveis: 
Ao encontrar uma barreira ou uma situação desfavorável, procure agir positivamente para enfraquecê-las ou até que elas desapareçam, em vez de tentar atravessá-las à força.
9. Seja generoso: 
“Todos manifestam sentimentos negativos e ficam irritados quando enfrentam dificuldades, mas isso realmente não é bom. Por mais que sua situação seja difícil, mantenham um sentimento positivo e generoso. Os problemas e sofrimentos fazem parte da vida. Ninguém consegue evitá-los. Especialmente por serem pessoas que possuem uma profunda missão, vocês estão destinadas a enfrentarem vários obstáculos e revezes. Mas não devem permitir serem derrotadas por eles”. (Ibidem, edição no 1.862, 7 de outubro de 2006, pág. A3.)
10. Confie 100% em sua força interior: 
“As orações baseadas na Lei Mística não são abstratas. Elas se concretizam efetivamente na vida. Oferecer orações é o mesmo que conduzir um diálogo, um intercâmbio com o Universo. Quando oramos, abraçamos o Universo com nossa vida, ou itinen. A oração é uma luta para expandir nossa vida.
“A oração não é um consolo ineficaz; é uma convicção inabalável e poderosa. E a oração manifesta-se na ação. Ou seja, se nossas orações são sinceras, elas definitivamente farão surgir a ação.
“As orações manifestam-se na ação e a ação tem de ser fundamentada na oração. Aqueles que oram e empreendem ações pelo Kossen-rufu são os emissários do Buda. Eles têm uma vida em que todos os desejos são realizados.
“Mesmo que tenhamos tanta felicidade que cheguemos a ponto de desejar um pouco de sofrimento, nossa felicidade continua a aumentar a passos largos, assim como uma pipa plana cada vez mais alto. Esta é a prova de ter atingido o estado de Buda. Além disso, se formos bem-sucedidos em estabeler firmemente o estado de Buda nesta existência, ele será nosso eternamente”. (Ibidem, edição no 1.369, 1o de junho de 1996, pág. 3.)
11. Nunca seja acomodado: 
A capacidade de fazer acontecer é algo para ser aperfeiçoado pela vida toda. Não se acomode. Procure sempre melhorar seu próprio recorde.