quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Otimismo - Ação para mudar a realidade!

Fonte: Jornal BS de 10 set 2011.

O mais importante nos momentos de dificuldade é o otimismo. A pessoa determinada a superar obstáculos tem no otimismo a base para conquistar a vitória. O otimismo abre espaço para o coração ser preenchido pelo entusiasmo.

O que é otimismo?

Otimismo é a CONVICÇÃO PARA AGIR não importando as circunstâncias. É uma condição interior que não depende da vitória ou da derrota. É a força invencível que faz a pessoa entrar em AÇÃO PARA MUDAR A ­REALIDADE.

Uma expressão de fé

Otimismo é quando pensamentos, palavras e ações expressam a fé.

O presidente Ikeda afirma: “Viver vigorosamente ultrapassando todas as provações é prova de que alguém compreende a eternidade da vida. A eternidade da vida não é algo que verificamos com nossos olhos, mas algo em que acreditamos. Acreditar significa basear a vida na Lei Mística. É o estado em que nossas ações manifestam a fé(Brasil Seikyo, edição no 1.525, 25 de setembro de 1999, p. 4).

A fonte do otimismo

A fé na Lei Mística é a fonte. A Lei Mística é a própria vida. Quando se tem essa grande confiança, jamais se chega a um impasse. Todos os sofrimentos, as tristezas e a inércia são superados e o avanço é ilimitado.

Coração imbatível

O otimismo não se define pela vitória ou derrota. Mas é a certeza que a pessoa possui de que ela mesma é uma FONTE DE FORÇA para superar as situações mais intimidadoras. Não importa o que aconteça, o coração otimista é sempre imbatível.

Gosho (cartas do Nitiren Daishonin baseadas nos ensinamentos do Sutra de Lótus)

O Buda Nitiren Daishonin sabiamente expressou esse otimismo por meio da seguinte frase: “O inverno nunca falha em se tornar em primavera” (END, v. 1, p. 336).

Não confunda

O presidente Ikeda alerta: “O otimismo budista não é um ‘escapismo otimista’ daqueles que cruzam os braços e dizem: ‘De alguma maneira tudo se resolverá’.

Ao contrário, significa reconhecer claramente a maldade como maldade e o sofrimento como sofrimento, e lutar com vigor e paixão para superá-los. Significa acreditar que você tem habilidade e força para lutar e vencer qualquer maldade e qualquer obstáculo. É uma luta otimista(Ibidem).

Ah! É só isso?

“O otimismo não é o mesmo que leviandade. Otimismo é não ser derrotado pela dor, pela pobreza, pela crítica, pela calúnia, por nada. É ter força para golpear os obstáculos com a alegre atitude de pensar ‘Ah! É só isso?’” (Brasil Seikyo, edição no 1.355, 17 de fevereiro de 1996, p. 3).

O pessimista

“Um pessimista vê o pior em tudo, sempre vê a dor e o lado ruim das coisas. Não há fim nas preocupações de um pessimista: ‘O que farei se meu marido morrer?’, ‘O que farei se minha esposa adoecer?’, ‘E se eu não atingir as metas que estabeleci?’, ‘E se nossa filha começar a sair com alguém que não seja bom?’

Se os senhores estão sempre vendo o mundo através de olhos pessimistas, consequentemente sua mente, ou seu itinen (princípio budista), será colorida pelo pessimismo. Se for assim, não há maneira de encontrar a felicidade.

Se vocês estão sempre se preocupando — ‘eu nunca tenho dinheiro’ ou ‘Oh, não, outra reunião!’ ou ‘E seu eu for repreendido hoje de novo?’ — então, a própria vida, longe de ser agradável, não é nada a não ser uma dolorosa austeridade!” (BS, edição no 1.246, 16 de outubro de 1993, p.6).

O otimista

“Por outro lado, pode-se olhar o lado brilhante de tudo. Vocês podem olhar tudo o que acontece de modo positivo, esperançoso e alegre.

Isso é otimismo e o âmago do OTIMISMO É A FÉ.

Por exemplo, se adoecerem podem dizer: ‘Bem, agora tenho uma boa oportunidade para descansar. Terei tempo para pensar sobre coisas eternas e considerar o que é realmente importante. Que excelente oportunidade!’ E com esperança em seu coração vão declarar que não deixarão que a doença os derrote, que sobreviverão à ela e, dessa forma, conquistarão os demônios da doença.

Os otimistas são fortes, sempre enfrentam o que acontece e conduzem-se numa direção positiva. Os otimistas decidem se TRANSFORMAR PARA MELHOR, convictos de que podem fazê-lo” (Ibidem).

Conclusão

O presidente Ikeda conclui: “Não temos com o que nos preocupar nem nada a temer. Ganhando ou perdendo, o mais importante é transformar as vitórias e derrotas em causas para triunfar na próxima luta.

Cada momento é um NOVO PONTO DE PARTIDA. A prática do Budismo da verdadeira causa está em continuar a avançar sempre com otimismo e confiança, ATÉ O PRÓXIMO TRIUNFO, firmemente unidos aos nossos companheiros de fé com o mesmo objetivo. Este ensino nos instiga a AVANÇAR A PARTIR DO MOMENTO PRESENTE(BS, edição no 1.822, 3 de dezembro de 2005, p. A3).