sábado, 2 de janeiro de 2010

Atualizando e modernizando o computador da nossa mente.

Mantendo-nos absolutamente positivos a todo momento
Por Jeanny Chen, Saratoga, California.

Na sua dissertação "Diálogo sobre o Sutra de Lótus Nº 50", o Presidente Ikeda expressa:

"Daishonin ensina que as funções do bem e do mal que sustentam ou mantém a vida e as que a anulam ou destroem, são inerentes a todos os seres humanos, incluídos os Budas. Algumas pessoas que ignoram isto, permitem que a natureza negativa das suas vidas fique fora de controle e gere infelicidade para elas mesmas e para outros".

"Não nos transformamos em um Buda , ou permanecemos no estado de Buda, através da falta de atenção ou a inação: Budas são aqueles que são conscientes da sua escuridão fundamental inata e lutam permanentemente para desafiar suas debilidades.
A 'escuridão fundamental' da qual fala Daishonin é a ignorância ou descrença na Budicidade que existe dentro das nossas vidas, assim como nas vidas de todas as pessoas. Enquanto ignoramos este potencial supremo universal, tendemos ao desespero antes que à esperança, à crueldade em vez da benevolência, à estupidez mais do que à sabedoria, e à covardia em vez da coragem".

Este parágrafo mostra perfeitamente as áreas nas quais precisamos trabalhar na nossa prática budista: controlar a natureza destrutiva da nossa vida, desafiar nossas fraquezas e transformar o desespero, a crueldade, a estupidez e a covardia no seu potencial positivo.
Baseados no princípio da unicidade do bem e o mal, tomemos seriamente nossa tarefa de transformar às funções negativas da nossa vida em nossas aliadas, através da ativação da nossa sabedoria e da aplicação de denotados esforços.

O Presidente Ikeda brinda uma analogia a respeito da nossa energia. Ele afirma que:
"Provavelmente tenhamos dez energias. Se usamos três delas para constantemente preocupar-nos e duvidar, nos restam sete energias para funcionarem positivamente. Dessas sete, temos que usar três para lidar com as três que se extraviaram no mundo da negatividade. Com o qual, acabam restando somente quatro energias para aplicar no positivo. Que pouco custa desperdiçar nossa preciosa energia!"
Apesar de que não podemos deixar de aceitar esta orientação do Presidente Ikeda, muitos de nós ainda estamos presos no mundo da negatividade, gerando como resultado uma condição de vida e um nível de energia baixos. Torna-se tão difícil abrir-nos passo através do emaranhado com a pouca força que nos resta em meio de uma batalha que estamos perdendo...!

Imaginemos este cenário: um membro tem estado orando um mínimo de três horas diárias por vários anos. Não pôde deixar de pensar em todos os aspectos negativos da sua vida enquanto recitava Daimoku. Carregar estes pensamentos negativos se transformou na sua intensa oração. Não é difícil imaginar que sua prática derivou em resultados contrários aos objetivos desejados. Ela percebeu que tal escuridão fundamental poderia eventualmente destruir sua mente e seu corpo, conduzindo-a ao estado de Inferno. Não podia continuar assim mais um minuto. Portanto, determinou trabalhar num plano para libertar-se da tirania do lado escuro da sua vida.
Em primeiro lugar, aprendeu que "uma afiada espada para cortar a escuridão fundamental somente se encontra na fé" (Gosho Zenshu, pág. 751) e que "o Sutra de Lótus conquista a escuridão fundamental" (WND pág. 646).

Portanto, decidiu fortalecer sua fé através da sincera e diligente prática do daimoku (meditação).
De acordo com os princípios de unicidade do bem e do mal ( felicidade e infelicidade, vitória e derrota, harmonia e desordem, força positiva e negativa) se as funções negativas espreitam sua vida, não há dúvida de que nela também habitam as funções positivas. Sabendo então que ambas estão ao alcance da sua mão, sua convicção de ser capaz de reverter a tendência destrutiva da sua vida tem aumentado.
Em segundo lugar, ela decidiu refletir e confeccionar uma detalhada lista de todos seus pensamentos, condutas e acontecimentos negativos que constantemente a reprimem e controlam dentro do seu domínio destrutivo.
Depois, cuidadosamente analisou e refletiu a respeito de cada ponto no referente ao por quê este prevalece e como opera ao atacar sua vida?
A parte mais interessante foi escrever como, ao observar suas circunstâncias de outro ângulo, ela pode extrair de cada ponto seu lado positivo.

A chave estava que ela tinha que cultivar continuamente seu poder interior para aumentar e reforçar as funções positivas da sua vida, para que estas se convertessem na sólida base da sua existência.
A melhor maneira de cultivar esse poder consiste em limpar, alimentar e enriquecer a terra da sua mente através da leitura e a oração.
O estudo aguçará sua capacidade de introspecção com relação à natureza das funções da maldade, enquanto que a recitação de Nam-Myoho-Rengue-Kyo fará emergir sua Budicidade inata, ativando sua sabedoria e fertilizando o solo de todo seu ser.

Sua negatividade manifestava- se na própria auto-calúnia, a dúvida, a ira e o temor, e se originavam principalmente nas suas lembranças de experiências passadas negativas. Aquelas primeiras experiências ruins tiveram um efeito a longo prazo com relação a como ela respondia automaticamente a seu meio ambiente.

De fato, depois de tantos anos praticando o Budismo de Nitiren Daishonin, simplesmente os benefícios inconspícuos, sem importar quão pouco ela pensa no que tem obtido, deveriam ter mudado sua vida de algum modo. Não é a mesma pessoa que era 10 ou 20 anos atrás, ou nem sequer faz uma semana ou ontem mesmo. É irracional pensar que sua vida deveria ser arrastada ladeira abaixo pelo efeito negativo das coisas do passado.
Ela precisava atualizar e reconfigurar sua memória e sua mente, ajustar seu padrão de pensamento e modificar sua resposta mecânica.
O software antigo não será compatível com seu computador último modelo. Este membro agora admite que estava na hora de modernizar o software no computador do seu cérebro, dada sua capacidade atual.
Ademais, instalaria um programa antivírus para neutralizar qualquer veneno que tente invadi-la. Para um adequado rendimento, seu computador precisa de uma completa reconfiguração. E também precisa, a seguir, ser reiniciado.

Aqui podemos ver um exemplo que ilustra a nova configuração que, ela pode desenhar para o computador da sua mente:
1 - Orar, ler, obter orientações da fé, receber orientação, refletir, e depois decidir se nesta luta de vida ou morte quero vencer ou perder. Claro que escolho vencer. Então, não deveria agir como um covarde ou um falso, sino que "o que digo é o que faço, e o que faço é o que digo".

2 - Recitar Daimoku para fazer emergir sabedoria e energia para pensar, respirar, dizer e agir, a cada passo do caminho, apontando SOMENTE ao objetivo de vencer.
Neste caso, estarei criando causas positivas para meu futuro. Como minha meta não é afogar-me nem perecer, se sinto que minha mentalidade e minha conduta saem do seu curso, voltarei a encaminhá-las na direção correta.
Sempre lembro a mim mesmo que tenho que procurar a vitória. Pode ser duro e doloroso, mas tenho que aplicar uma rigorosa disciplina sem a menor auto-indulgência se pretendo acabar com minha inércia. Sou consciente de que posso ser tanto meu melhor amigo como meu pior inimigo. Está em mim decidir. Só me permitirei ser meu amigo.

3 - Tomar a firme decisão de deletar do meu vocabulário e do computador da minha mente todas as palavras que pertençam ao reino da negatividade. Fora para tudo que estiver associado com a derrota ou o fracasso.
Cortar as amarras que prendem minha memória a fatos do passado que eu equivocadamente rotulei como infortúnio.
Ser implacável com a infelicidade, a destruição, a desarmonia e as forças demoníacas. Que permaneçam inativas por toda a eternidade. Minha escuridão fundamental pode estar alí, mas eu determino não dar-lhe espaço, e não dar-lhe nenhuma chance para que funcione. Pelo contrário, a superarei através da minha prática budista.

4 - Exercitar minha sabedoria para enxergar a verdade subjacente nos meus problemas e sofrimentos, com o objetivo de poder liberar-me do ressentimento, a auto-compaixão, a raiva e o ódio.
Baseado na verdade à qual tenho despertado, serei meu próprio psicoterapeuta. Diagnostico a causa, encontro a cura, corrijo os desvios e recupero o que está feito em pedaços.
Programo e motivo minha mente para uma vida vencedora, tal como normalmente faria, apesar dos meus próprios sofrimentos, quando incentivo outros com entusiasmo e eloqüência, quando vejo alguém sofrer.

5 - Denodadamente examinar todas minhas circunstâncias. Detectar todas as razões positivas, independente de qualquer prognóstico, para vencer o debate contra o lado negativo. Ser absolutamente mesquinho com relação a mal gastar minhas energias: e reservá-las incondicionalmente para utilizá-las com o único propósito de elevar minha vida.

6 - Aprofundar minha compreensão do ensino de Daishonin no que refere-se a que "os cinco caracteres de Myoho-rengue- kyo transformam o mal em bem" (WND, pág. 1064 [ainda não traduzido ao português]).
Acreditar que "até aquilo que é percebido como maldade pode ser transformado em bem através da nossa reação e resposta" ("Por uma paz duradoura", Daisaku Ikeda).
Reexaminar minha atitude de fé, reconfigurar minha mente com respeito a minha oração e re-determinar minha decisão de vencer a batalha.
Este plano poderá ser muito pesado para realiza-lo do início ao fim mas entendo que sempre que deixar de retroceder, de fato estou avançando. Quando começo a deixar de sentir-me afetado pela minha situação, estou dando meu primeiro passo vencedor. Ao executar este plano de maneira persistente e consistente, estarei a caminho de proclamar minha vitória.

7 - Sei que sou a única pessoa responsável pela minha vida. Ninguém mais pode fazê-lo por mim. Mas é tão difícil abrir caminho! Portanto, tenho que usar qualquer recurso que tenha a mão para ajudar-me a dirigir meu olhar na direção positiva.
Estive deprimido por tanto tempo, como começo a me dar ânimo? Ah, já sei! Pelo menos, para comemorar a concretização deste plano, posso presentear-me com um enorme sorriso no espelho, totalmente grátis. Olha meu encantador, adorável sorriso! Sinto-me tão bem simplesmente porque levanto as comissuras dos meus lábios! Que pouco esforço precisou este avanço! O farei tão freqüentemente quanto quiser.
Depois deste primeiro passo, sempre que siga meu plano de forma gradual e constante, poderei gerar o impulso necessário para decolar.

Estou tão feliz pelo brilhante futuro que, deste momento em diante, tudo está sob meu total controle!

Hoje, dia 02 de Janeiro é o aniversário de um grande homem, uma pessoa que nos inspira a cada dia pelo seu exemplo, sabedoria e energia criadora.

Parabéns Daisaku Ikeda!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mensagem de Ano Novo!

1º de janeiro de 2010
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
* apenas trechos da mensagem.
Nitiren Daishonin afirmou: “Que alegria a nossa, nascer nos Últimos Dias da Lei e poder compartilhar a propagação do Sutra de Lótus!”1 Como somos afortunados por vivermos nesta época tão auspiciosa!
Tendo essa consciência como fonte de alegria e inspiração ainda maiores, empenhemo-nos com vigor e coragem. Edifiquemos uma vida insuperável, dedicada ao cumprimento do nosso nobre juramento de realizar o Kossen-rufu.

Conforme a declaração de Daishonin: “Não restam dúvidas de que [...] a grande Lei pura do Sutra de Lótus será propagada amplamente por todo o Japão e os demais países de Jambudvipa [o mundo inteiro]”,2 foram os mestres e discípulos da Soka Gakkai que se lançaram destemidamente a essa empreitada na era contemporânea, partindo mundo afora para transmitir suas convicções às pessoas, convidando-as para o diálogo de vida a vida.

O Kossen-rufu mundial começa com o ato de encorajar a pessoa que está bem diante de nós. O espírito fundamental do Sutra de Lótus está em ajudar cada pessoa a descobrir quão infinitamente nobre e suprema é a sua vida, e possibilitar a ela manifestar a sabedoria e o poder da natureza de Buda que possui inerente.

...Ouvi com atenção o que tinham a me relatar sobre as dificuldades e provações e as orientei com todo o meu ser:
“Não se desvalorizem... Não precisam sentir inveja dos outros! As senhoras possuem uma grande missão.
Da perspectiva do budismo, as senhoras são muito mais nobres e importantes do que uma rainha!
Peço-lhes que, por meio da fé, façam resplandecer o brilho do sol da felicidade em seu coração”. Várias dessas mulheres responderam sinceramente aceitando o desafio. Conscientes da profunda missão que possuíam, levantaram-se decididas.
Como descreve Daishonin: “No início, somente Nitiren recitou o Nam-myoho-rengue-kyo, depois, duas, três e cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros”.3
Essas mulheres, verdadeiras Bodhisattvas da Terra, unidas por profundos laços cármicos, se tornaram nobres pioneiras do Kossen-rufu mundial.

O astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, com quem publiquei um livro — fruto de nossos diálogos —, observou que o potencial inato do homem floresce de forma muito mais vigorosa por meio da relação de mestre e discípulo e que ele considerava essa relação como a “órbita” mais correta para os seres humanos percorrerem.4
Os laços de vida a vida que compartilhamos com nosso mestre na fé, e a melhoria do caráter que experimentamos ao aplicarmos os ensinamentos do mestre, incidem de maneira direta em nosso crescimento e nos possibilita transpor os estreitos confins de nosso ego, transformar o carma e conquistar brilhantes vitórias na comunidade e na sociedade.

A humanidade ainda tem pela frente muitos desafios. Mas a chave para solucionar todos os problemas — seja para edificar uma paz duradoura, seja para proteger o meio ambiente, seja para superar crises econômicas — está em nos despojar de toda a apatia e ideias preconcebidas que nos fazem enxergar a situação como uma realidade implacável ou insolúvel.
Tenho firme convicção de que os problemas causados pelos seres humanos podem ser resolvidos pelos seres humanos.
Precisamos ativar e evidenciar o infinito potencial que existe em nós e usá-lo em prol da felicidade da humanidade.
A filosofia da SGI é a filosofia da esperança e da coragem que torna isso possível. É a filosofia da benevolência que revela o caminho da felicidade genuína para todas as pessoas.

Notas: WND-1, pág. 1.026. WND-1, pág. 550. END-5, págs. 252-253. MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas; IKEDA, Daisaku. Astronomia e Budismo: Uma jornada rumo ao distante Universo. Getulino Kiyoshi Nakajima, trad. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2009, pág. 139.